Entre os dias 11 e 13 de junho a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) realiza o I Congresso Funesa: A pedagogia da saúde. A abertura do evento ocorrerá no dia 11, às 17h no Teatro Atheneu em Aracaju/SE. O evento contará com o lançamento da Coleção do Material Didático-Pedagógico de Educação Permanente e Profissional, seguido da I Aula Pública do SUS com o tema A Reforma Sanitária e a Educação Permanente em Saúde; Mesa de Experiências Exitosas em Educação Permanente em Saúde e Grupos Temáticos voltados para profissionais e gestores da saúde de Sergipe.
Com o intuito de apoiar a Reforma Sanitária em Sergipe, implementada pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), uma coleção de materiais didático-pedagógicos foi construída pelo coletivo de trabalhadores da SES, com apoio da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) e editorada pela Funesa.
A coleção foi elaborada com foco nas oito Políticas Estaduais de Atenção à Saúde e está associada a uma metodologia que visa à aprendizagem significativa, estimulando o sujeito a refletir e re-significar suas práticas tomando seu cotidiano de trabalho como espaço de produção de saber.
I Aula Pública do SUS
Com o objetivo de fomentar o debate e a discussão em torno de temáticas relativas ao Movimento da Reforma Sanitária no Brasil e ao Sistema Único de Saúde (SUS), a I Aula Pública do SUS em Sergipe, inspirada na experiência da Escola de Saúde Pública da Bahia, será realizada no dia 11 de junho, no Teatro Atheneu, a partir das 18h45min.
Com o tema A Reforma Sanitária e a Educação Permanente em Saúde a Aula será proferida pelo professor José Inácio, da Escola de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) e pelo ex-secretário de Estado da Saúde de Sergipe, Rogério Carvalho.
O encontro é voltado para a participação de estudantes, professores, profissionais e gestores de saúde e tem como objetivo incentivar o debate acerca dos processos de mudança na graduação e nos currículos em consonância com os princípios do SUS e realidades/especificidades loco-regionais.
Assim como, também busca oferecer aos estudantes de saúde, informações sobre as políticas públicas, no que se refere ao SUS no Brasil, informações que não se encontram facilmente na mídia.
Serão convidadas as universidades públicas e particulares, de todos os cursos da área de saúde, para a aula pública, com a finalidade de aproximar este público das políticas do SUS, já que, 90% destes profissionais trabalham ou fazem estágio nas unidades públicas de atendimento.
Mesa de experiências
Já no dia 12 de junho, pela manhã, também no Teatro Atheneu, ocorrerá a Mesa de Experiências Exitosas em Educação Permanente em Saúde com a presença da Escola de Saúde Pública do Ceará, da Bahia, de Minas Gerais e do Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor/PB), além da Funesa e da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe. Como mediadores, o encontro contará com os professores José Inácio (ENSP/Fiocruz) e Juliana Sampaio do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal da Paraíba (NESC/UFPB).
O objetivo é apresentar a experiência em Educação Permanente em Saúde desenvolvido pela SES e pela Funesa em Sergipe, além de realizar a troca de experiências com outras escolas e centros formadores de saúde do Brasil.
Grupos Temáticos
Com o objetivo de sensibilizar os participantes para a importância da utilização da Coleção do Material Didático-Pedagógico de Educação Permanente e Profissional desenvolvido pela Funesa e SES será realizado nos dias 12 e 13 de junho, na Escola Técnica do SUS de Sergipe (ETSUS/SE) três encontros de Grupos Temáticos.
Os encontros serão conduzidos pelos autores dos livros e terão o intuito de apresentar o Material Didático aos possíveis multiplicadores dos seus saberes no território. Os Grupos Temáticos serão formados por três trabalhadores e/ou gestores indicados por cada uma das secretarias municipais da saúde do Estado.
As Temáticas dos GTs estão divididas da seguinte forma: GT 1- “Se cuida” – Atenção Básica, Saúde Bucal e Vigilância Epidemiológica; GT 2 – “ Acode, acode” – Atenção Hospitalar e SAMU; e GT 3- “Cabeça” – Atenção Psicossocial.
Fonte: Secom
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B