Sergipe tem 211 casos notificados de microcefalia

Parceria do Lacen com a USP investiga  relação microcefalia x Zika em Sergipe (Foto: arquivo Portal Infonet)

O Ministério da Saúde confirmou que Sergipe tem 211 casos notificados de microcefalia distribuídos em 52 municípios. Deste total, 163 continuam em investigação, 17 foram descartados e 31 confirmados.

De acordo com informe epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), entre os casos em investigação, ocorreram oito óbitos. Aracaju aparece com maior número de casos (73), seguida pelas Regiões de N. S. do Socorro (36), Estância (29) e Itabaiana (24).

Coleta de material

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Sergipe iniciou no dia 31 de março, em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade de São Paulo (USP), a coleta de material para a pesquisa genética dos bebês com microcefalia de Sergipe. Diversos município, entre eles, Itabaiana, Itabaianinha, Laranjeiras e Cumbe, já enviaram suas amostras.

São coletados sangue e saliva de mães e seus respectivos bebês com microcefalia. O material é enviado ao Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da USP que investiga se mães em algum momento da gestação entraram em contato com o mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, o Zika vírus. A pesquisa pretende estabelecer se há relação do Zika Vírus com os casos de microcefalia ou se outras anomalias são a causa genética da doença.

"Os coordenadores de Atenção Básica e a Vigilância Epidemiológica de todas as regionais foram acionadas para fazer a busca de mães e bebês com microcefalia e agndar junto ao Lacen a data para a coleta do material. Em Sergipe, cerca de 140 coletas já foram realizadas", explica a superintendente do Lacen, Danuza Duarte.

Zika Vírus em Sergipe

Entre os casos de microcefalia, foram coletadas algumas amostras de parturientes e crianças do município de Itabaiana. Foram identificados anticorpos para o Zika vírus em sete das oito das amostras maternas coletadas, e em quatro das oito amostras coletadas dos bebês. Apesar desses resultados ainda serem preliminares, eles confirmam a circulação do Zika no estado de Sergipe.

Com informações da SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais