Sergipe tem 50 casos de microcefalia confirmados

Jogo gigante encanta até adultos (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde revelam que Sergipe já contabiliza 50 casos confirmados de microcefalia, entre os 231 suspeitos que ainda estão sendo investigados. Sergipe possui também 3.157 casos prováveis de dengue e outros 404 de zika vírus. Os números relativos à dengue e ao zika vírus são referentes ao último quadrimestre de 2016, enquanto a estatística da microcefalia corresponde ao período entre o mês de outubro do ano passado até o último dia 21, conforme informações da assessoria do Ministério da Saúde.  

A coordenadora de Vigilância Sanitária do Município de Aracaju, Raulina Gomes, informou que a capital sergipana apresenta um índice de 0,8% de infestação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor destas doenças. “Satisfatório”, conceituou a coordenadora. A notificação de casos das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, em Aracaju, conforme a coordenadora, caiu em torno de 80% entre os meses de abril e maio deste ano. Uma reação já esperada devido à “sazonalidade”. Os casos tendem a aumentar, de acordo com Raulina Gomes, entre os meses de outubro a abril.

Grande jogo

Raulina: índeice de infestação satisfatório

Com 5.812 casos, o Nordeste concentra 76% dos casos de microcefalia verificados no Brasil [7.623]. Somam no Brasil 1.054.127 casos de dengue, dos quais 205.423 casos concentrados no Nordeste, com 190 óbitos em todo o país. Não há registro de morte por dengue em Sergipe. Como consequência destes números, a região está recebendo uma atenção especial do Governo Federal, que mantém uma equipe do Ministério da Saúde percorrendo todas as nove capitais nordestinas transmitindo, para a população, preciosas informações para combater o mosquito responsável pela transmissão destas doenças.

As informações são repassadas por meio de uma atividade lúdica que encanta adultos e crianças: o jogo gigante Zika Zero. “Quase ganhei”, comemorou o carreteiro Givaldo dos Santos, 33, logo depois de participar do jogo. Aracaju foi a segunda capital do Nordeste, depois de Salvador [Bahia], a receber os equipamentos do Zika Zero, que estão instalados na área do mercado central.

Equipamentos ficam em Aracajau até este sábado

Givaldo recebe orientação de técnico do Ministério da Saúde

O jogo gigante está disponível neste local nesta sexta-feira, 27, e também no sábado, 28, até às 17h. “Muito bom para deixar o pessoal bem informado e que cada um faça sua parte”, comentou o carreteiro. Da capital sergipana, os equipamentos seguem para Maceió, capital de Alagoas. Esta programação nas capitais nordestinas tem previsão de encerramento no dia 25 de junho próximo.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais