Servidores do Hospital Universitário entram em greve no dia 18

Servidores demonstram insatisfação com proposta da Ebserh e aprovam greve geral (Foto: João Vitor Moura)

Os servidores do Hospital Universitário [da Universidade Federal de Sergipe] entrarão em greve geral, por tempo indeterminado, a partir da próxima terça-feira, 18. O representante dos empregados do HU de Sergipe junto à Comissão Nacional de Negociação, Ricardo Abel Garcia Passos, explicou que a greve afetará as 48 unidades administradas pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no país.

A greve geral, conforme o representante dos empregados, é consequência da falta de entendimento nas negociações para celebrar o acordo coletivo de trabalho. De acordo com o sindicalista, a greve deveria ter sido deflagrada no início deste mês, mas a gerência da Ebserh teria prometido abrir um novo canal de diálogo para apresentar uma nova proposta. A categoria suspendeu o movimento grevista e optou por aguardar o encontro, que ocorreu na sexta-feira passada, dia 7. “Mas a proposta que a empresa apresentou para a categoria foi pior do que a primeira”, lamentou o sindicalista.

Conforme Ricardo Abel, a Ebserh apresentou proposta de reposição salarial ao patamar de 90% sobre o INPC e, mesmo assim, de forma parcelada: 50% do valor seria pago neste mês e os 40% restante quitado somente no próximo ano. A categoria realizou nova plenária em Brasília e decidiu recusar, aprovando a greve geral para o próximo dia 18.

Além disso, de acordo com Ricardo Abel, a Ebserh está propondo a exclusão de alguns itens do acordo coletivo que está em vigor, que retira conquistas históricas da classe trabalhadora. Ele citou como exemplo o abono do ponto por dois dias durante o ano, que serviam para que os servidores, com carga horária de 8h diárias, pudessem utilizar a folga para resolver os problemas pessoais e ainda congelar o auxílio alimentação fixado em R$ 528,00. “Nos demais, o auxílio alimentação chega a R$ 1.038,00. E o nosso não chega à metade do segundo colocado no ranking”, observa.

Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) esclarece que a proposta apresentada foi a melhor possível, de acordo com o momento econômico que o país atravessa. No entanto, há disposição para melhorar as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2020 e a Ebserh mantém o canal de diálogo aberto para avançar nos benefícios concedidos aos empregados públicos da estatal.

por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais