Servidores realizam plebiscito contra privatização HU

O Plebiscito está sendo realizado em todo país (Fotos: Portal Infonet)

Os servidores federais em todo país estão realizando plebiscito nos Hospitais Universitários até o dia 15 de abril. O objetivo é dialogar com a população sobre a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para gerenciar os Hospitais Universitários. O plebiscito em Aracaju está acontecendo na manhã desta quarta-feira, 10, em frente ao Hospital Universitário (HU).

A EBSERH é uma empresa pública criada pela Lei Federal nº 12.550 em dezembro de 2011 com a meta de gerenciar os Hospitais Universitários do Brasil. A presidente do  Sindicato dos Servidores Federais da UFS (Sintufs), Edjanária Barbosa da Silva Borges, afirma que a implantação da empresa em Sergipe causará prejuízos para os usuários, estudantes e servidores.

“Esperamos receber o apoio da população com a realização desse plebiscito, que também vai ser prejudicada com a adesão da empresa. Com o passar do tempo os usuários do Sistema Único da Saúde (SUS) serão deixados de lado com a venda de planos de saúde. Além disso, a humanização vai ser deixada de lado, pois a empresa prioriza as metas de produção”, explica Edjanária Barbosa.

Presidente do Sintufs afirma que empresa causará prejuízos a população

Quanto ao ensino e extensão universitária, a presidente do Sintufs afirma que o hospital vai deixar de ser escola. Segundo Edjanária, as pesquisas vão diminuir, pois o hospital pertencerá a uma empresa que não terá interesse em investir em pesquisa e os  servidores também serão prejudicados. “A empresa não vai ter como absorver todos os funcionários, e muitos ficarão sem postos de trabalho”, diz.

CUT

A Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE)  está apoiando o movimento dos servidores federais. “Existem mitos de que o poder público não presta e o privado é a solução. Já tivemos exemplos no Estado, as fundações de saúde, de empresas gerenciadas pelo poder privado não funciona. O HU é patrimônio do povo e se conseguiu ser referência deve continuar”, ressalta o presidente da CUT, Rubens Marques.

Por Adriana Freitas e Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais