SES descarta vírus da dengue na morte de criança em Itabaianinha

A primeira suspeita é que a criança morreu vítima de dengue hemorrágica (Foto: Agência Brasil)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou na manhã desta quarta-feira, 4, o resultado final do exame da menina de 10 anos que morreu em maio deste ano em Itabaianinha por suspeita de dengue grave.

O anúncio foi feito pela diretora de Vigilância em Saúde, Mércia Feitosa, que descartou o vírus da dengue como causador do óbito.

Mércia Feitosa afirma que foram feitos dois testes e em nenhum deles houve registro do vírus. “Em todos os exames não foi detectado o vírus da dengue. Hoje já podemos dizer que ela não foi vítima de dengue”, explica a diretora. Segundo ela, foram feitos dois procedimentos, sendo o primeiro o de análise da biologia molecular e o segundo de análise histopatológica, com a utilização de uma peça de parte da autópsia quando também não houve a detecção.

Apesar do descarte da suspeita de dengue, Mércia destaca que não há ainda uma informação exata da causa do óbito da criança. “Não fizemos pesquisas de outras situações. Foi um óbito rápido e ele foi registrado como ‘causa não definida’. Agora o município investigará e tentará buscar uma outra situação que a criança pode ter passado”, conclui.

Panorama da dengue

Nesta manhã a SES divulgou o novo informe epidemiológico das últimas duas semanas, quando foram constatadas 420 novas notificações de suspeitas de dengue no estado. O número mostra um crescimento vertiginoso em comparação ao informe transmitido anteriormente, no dia 21 de agosto, quando haviam sido constatadas 200 suspeitas nas duas semanas anteriores. Até o momento, apenas o município de Santa Rosa de Lima, no Baixo São Francisco, não registrou notificações.

por Daniel Rezende

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais