SES inicia distribuição de 100 mil repelentes para os 75 municípios

A entrega acontece a partir de segunda-feira, 13 (Foto: Flávia Pacheco/SES)

A partir de segunda-feira, 13, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia a distribuição de 100 mil unidades de repelentes para os 75 municípios sergipanos, com vistas a prevenir a transmissão do zica vírus e outras doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti.  Os municípios farão a retirada do produto no Centro de Distribuição de Insumos e Medicamentos do Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha.

Cabe aos municípios encaminhar os repelentes às unidades de saúde para serem repassados ao público-alvo que, segundo sugestão do Ministério da Saúde, são as gestantes acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e cadastradas no Programa Bolsa Família; as populações de áreas endêmicas para arboviroses transmitidas pelo Aedes Aegypti; populações com contraindicação à imunização contra a febre amarela; idosos; e agentes comunitários de saúde expostos a condições de risco.

Embora o Ministério da Saúde tenha sugerido um perfil, os municípios têm liberdade para definir seu público-alvo. “Como existem realidades diferenciadas no país, o Ministério da Saúde deu liberdade para que os gestores municipais determinem o público que será contemplado com o produto”, explicou a coordenadora da Assistência Farmacêutica da SES, Juliana Santos de Oliveira.

Responsável pela distribuição dos repelentes, a Assistência Farmacêutica definiu a cota que cabe aos municípios a partir da estimativa de gestantes, calculada pela base do número de nascidos vivos no ano anterior, acrescida de 5%. “Esse cálculo é eficiente para situações como esta, evitando que se cometam erros no rateio do produto”, reforçou Juliana de Oliveira, explicando que a distribuição de repelentes está dentro da estratégia de prevenção às arboviroses.

Transmissão Zica vírus

A principal forma de transmissão do vírus zika é pela picada do mosquito infectado, principalmente o Aedes Aegypti, em regiões tropicais. Os mosquitos Aedes picam, normalmente, durante o dia, sobretudo ao princípio da manhã e ao fim da tarde ou princípio da noite. Este é o mesmo mosquito que transmite a dengue e a chikungunya.

Arboviroses

Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika febre chikungunya e febre amarela. A classificação ‘arbovírus’ engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).

Fonte: ascom SES

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais