SES ofertará testes rápidos nesta quinta na 13 de Julho

Os exames serão realizados a partir das 18h na Praia Formosa (Foto: Arquivo Infonet)

Em encerramento ao Dezembro Vermelho, mês de prevenção à Aids, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Programa IST/Aids, realizará nesta quinta-feira, 21, a partir das 18h, no calçadão da Praia Formosa, no bairro 13 de Julho, uma grande ação com a oferta de testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatites B e C. Paralelo a isso, estará acontecendo a Vigília Internacional em homenagem às pessoas que faleceram vítima do HIV e às que vivem com a doença, promovida pela Organização Estudantil IFMSA Brazil, que reúne acadêmicos de medicina.

Segundo Almir Santana, gerente do Programa IST/Aids, serão disponibilizados cem testes para a população e às 20h, iniciando a vigília, velas serão acesas, formando um laço vermelho, que é o símbolo da solidariedade. “Esse tipo de ação é sempre muito importante para alertarmos a sociedade para a prevenção e combate as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Por isso, para fechar o mês de prevenção a Aids, estaremos ofertando testes rápidos para a comunidade porque quanto mais cedo se detecta as doenças, mais rápido o tratamento é iniciado, melhorando a qualidade de vida das pessoas”, afirma.

Em Sergipe, de 1987 até o mês de novembro deste ano, foram registrados 6.073 casos de HIV/Aids e 1.393 óbitos em decorrência da doença. “Faremos a vigília, em parceria com estudantes dos cursos de medicina de várias instituições, em homenagem as pessoas que viveram e que vivem com Aids. Infelizmente, os casos de HIV continuam sendo registrados em Sergipe, assim como em todo o país, e a população precisa se conscientizar , de fato, da importância do uso dos preservativos nas relações sexuais”, ressalta.

Dezembro Vermelho

Quanto ao mês de prevenção a Aids, Almir faz um balanço positivo das atividades que foram realizadas. Durante todo o mês, a SES fez palestras sobre o assunto, ações educativas e também ofertou testes rápidos em vários locais do Estado. “Foi um mês intenso repleto de atividades para vários públicos e, inclusive, muitos municípios abraçaram a causa e também realizaram ações. Mas precisamos lembrar que a prevenção as doenças e os cuidados têm que permanecer o ano inteiro”, frisa o gerente do Programa IST/Aids.

Fonte: SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais