Na manhã desta terça-feira, 23, equipes o Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais levaram teste rápido de HIV e Sífilis para gestantes no bairro Coqueiral. A ação aconteceu durante III Feira da Saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Eunice Barbosa. No evento foram realizadas palestras e montados stands para distribuição de preservativos e materiais educativos como folders sobre DST, drogas e prevenção. Da oportunidade, mulheres e seus parceiros fizeram o teste rápido e tiraram dúvidas sobre HIV, Sífilis e Hepatites Tipo B e C.
De janeiro a outubro deste ano, o município de Aracaju registrou 85 novos casos de gestantes diagnosticadas com sífilis e outros 102 novos casos de sífilis congênita. Durante a feira da saúde, a enfermeira e referência técnica em DST da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Marilia Uchôa, reforçou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.
“A cada dia fica mais fácil prevenir e diagnosticar a sífilis. Aqui em Aracaju, a oferta do teste rápido de HIV e Sífilis tem sido ampliada para o público de gestantes e seus parceiros. O teste agora já está disponível em 14 unidades de saúde da capital sergipana além de continuar sendo ofertado no Centro de Testagem de Aconselhamento (CTA), no bairro Siqueira Campos”, informou Marilia Uchôa.
Ela esclareceu que a sífilis tem cura e o tratamento é simples, eficaz e ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju. “O teste rápido traz o resultado em 15 minutos e se diagnosticada a doença a pessoa já recebe orientação para iniciar o tratamento, que é feito a base de antibióticos como benzetacil e penicilina. Hoje, o tratamento é ofertado em todas as 43 unidades de saúde do município”, explicou Marilia Uchôa.
A referência técnica em DST da SMS ainda alertou da importância do teste rápido durante o pré-natal. “Com o teste, a mãe pode cuidar não só da própria saúde como prevenir um caso da sífilis congênita no bebê”, afirma.
Educação e Informação
O coordenador do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos acrescenta que ações de educação em saúde fortalecem a política de prevenção. “A cada intervenção são formados multiplicadores que passam o conhecimento adiante para amigos, familiares e colegas da comunidade”, afirma.
Apresentação teatral
Nesta terça-feira, a III Feira da Saúde da Unidade de Saúde da Família (USF) Eunice Barbosa também contou com peça teatral do grupo “Trupe do Coqueiral”. O grupo de teatro composto por 25 crianças do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Coqueiral trouxe uma apresentação lúdica sobre o Bolsa Família.
Mutirão de lâmina
A gerente da USF Eunice Barbosa, Edvânia Silveira, acrescenta que a III Feira da Saúde ainda promete mais atrações até o encerramento nesta sexta-feira, dia 26. “Amanhã reuniremos a comunidade para falar de remédios naturais com o stand Farmácia Viva, além de dicas para prevenção e curiosidades num stand sobre dengue. Já na quinta-feira estaremos realizando mutirão de exames de lâmina” destacou.
Confira a programação:
Dia 24
8h/16h – Exibição de stands Farmácia Viva, Dengue.
8h – Música Sons no SUS
15h – Cine Coqueiral
Dia 25
8h – Companhia Kadoshi de Arte
8h/12h – Oficina de Beleza – Senac
8h/16h – Mutirão de Lâmina
Dia 26
8h – Coral da Igreja Kadoshi
8h/16h – Verificação da glicemia e da pressão arterial
8h/12h – Mutirão de Lâmina
Fonte: Ascom SMS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B