Sobe para 77 número de casos de microcefalia em Sergipe

Boletim divulgado pelo Ministério da Saúde mostra números de microcefalia no país atualizados (Foto: Reprodução/Ministério da Saúde)

Boletim publicado na última quarta-feira, 1º, pelo Ministério da Saúde, aponta um total de 77 casos de microcefalia confirmados em recém-nascidos no estado de Sergipe. O levantamento corresponde até o dia 28 de maio, quando o Ministério concluiu toda apuração junto às Secretaria de Saúde dos estados brasileiros, apontando, em território nacional, um total de 1.489 casos confirmados de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita.

Em Sergipe, 43 casos foram descartados segundo últimas investigações, e outros 114 ainda estão sob análise. No relatório com os números do Nordeste, Sergipe aparece na penúltima colocação no ranking dos casos confirmados. Apenas Alagoas registra número menor que o de Sergipe [72 casos em AL]. Em Pernambuco, o número de confirmações subiu para 358, liderando o ranking nacional.

Nacional

Último levantamento havia registrado 50 casos em Sergipe. Números atualizados apontam 77

No total, foram notificados 7.723 casos suspeitos desde o início das investigações, em outubro de 2015, sendo que 3.162 permanecem em investigação. Outros 3.072 foram descartados por apresentarem exames normais, ou por apresentarem microcefalia e ou malformações confirmadas por causa não infecciosas ou não se enquadrarem na definição de caso.

Os 1.489 casos confirmados em todo o Brasil ocorreram em 539 municípios, localizados em 25 unidades da federação. Desses casos, 223 tiveram confirmação por critério laboratorial específico para o vírus Zika. O Ministério da Saúde, no entanto, ressalta que esse dado não representa, adequadamente, a totalidade do número de casos relacionados ao vírus. A pasta considera que houve infecção pelo Zika na maior parte das mães que tiveram bebês com diagnóstico final de microcefalia.

Em relação aos óbitos, no mesmo período, foram registrados 294 óbitos suspeitos de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto) no país.

Com informações do Ministério da Saúde

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais