Suspensão no atendimento do Cirurgia gera reclamações

Atendimento externo está suspenso (Fotos: Portal Infonet)

A suspensão dos atendimentos externos do Hospital de Cirurgia gerou um clima de revolta e muita reclamação por parte de pacientes e acompanhantes. O serviço está suspenso desde a última quinta-feira, 15, por causa de problemas com o pagamento feitos à unidade pela Prefeitura de Aracaju. O fato foi mostrado na última quinta-feira,15, pelo Portal Infonet.

Francisco Santos, que é morador de São Paulo, está em Aracaju para acompanhar a mãe internada há 10 dias hospital. “Sei bem o que é precisar do SUS. Infelizmente, essa situação afeta e prejudica e população. Isso é uma calamidade”, disse ao ser surpreendido com a informação.

A trabalhadora rural, Delma França, que foi ao local para visitar uma vizinha, conta que também foi surpreendida com a notícia. “Acho que o poder público não poderia deixar isso acontecer. É uma situação que afeta os mais necessitados, as pessoas de classe média e baixa”, lamenta.

População reclama da falta de atendimento

Suspensão

De acordo com a assessoria de comunicação, os atendimentos suspensos afetam os pacientes vindos de outras unidades de saúde, tanto do Município como do Estado. Os pacientes, que já estavam internados ou que tiveram procedimentos marcados até o dia 15, serão atendidos normalmente.

O motivo, segundo a assessoria, é que desde de setembro 2014, a PMA não repassa os pagamentos, resultando em um dívida que chega a R$ 12 milhões.

PMA

A Prefeitura de Aracaju, disse por meio de nota, que a dívida divulgada não corresponde com a avaliação feita pelo município e que segue rigorosamente a Portaria do Ministério da Saúde. De acordo com a nota, o  subprocurador do Município, Ramon Rocha, explicou que uma portaria do Ministério da Saúde determina que as verbas para o serviços só devem ser repassadas mediante avaliação quantitativa e qualitativa do serviço, o que a direção do hospital desconsidera e por isso entrou na justiça para contestar.

A portaria entrou em vigor em 30 de dezembro de 2013 e, de lá para cá, a PMA tem mantido o repasse para manter os serviços do hospital, no entanto, por decisão da Justiça, o repasse foi bloqueado. O que é preciso deixar bem claro para a população é que a Prefeitura está fazendo é zelando pelo recurso público, pois nenhum serviço pode ser realizado sem avaliação. Mas, no início da semana uma audiência de conciliação ficou estabelecido que tanto o Hospital Cirurgia quanto a SMS deverão fazer um encontro de contas.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais