(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Os profissionais da Unidade da Saúde da Família (USF) Onésimo Pinto, do Jardim Centenário, participam da roda de conversa para massificar a Estratégia Nacional para Alimentação Complementar Saudável (ENPACS). A atividade será realizada nesta quinta-feira, dia 27, das 7h da manhã às 13h e vai reunir todos os trabalhadores da unidade (gerente, médico, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes administrativos, serviços gerais, porteiro, dentista, atendente de consultório dentário, agentes comunitários de Saúde e representantes do Conselho Local de Saúde e de creche da comunidade. As rodas de conversas nas unidades são agendadas previamente e acordadas entre as gerências, os conselhos Local de Saúde e a Rede de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
"Com o ENPACS, o poder público municipal está sensibilizando todos os trabalhadores da Atenção Primária para ajudar a disseminar entre as famílias usuárias do Sistema Único de Saúde os Dez Passos para a Alimentação Complementar Saudável e a recomendação para o consumo de alimentos regionais saudáveis", afirma a secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira.
Segundo a tutora e referência técnica do ENPACS de Aracaju, Jailda Santos, a capital sergipana conseguiu realizar este ano rodas de conversas sobre a estratégia da Alimentação Complementar em mais de 70% das unidades de Saúde da Família(USFs) da Prefeitura de Aracaju. A meta é implementar a ENPACS em todas as 43 USFs da cidade.
Durante esses encontros, coletivamente os trabalhadores elaboram o Plano Ação local da ENPACS, para multiplicar as estratégias na comunidade. No encontro mensal de avaliação de planejamento das tutoras da ENPACS, realizada no último dia 20, foram programadas quatro novas rodas de conversas. Os próximos encontros serão realizados nas unidades USF Adel Nunes, USF Max Carvalho, USF Oswaldo Souza e USF Lauro Dantas. Já a próxima reunião das tutoras está previstas para o dia 18 de outubro.
Em Aracaju, a SMS iniciou em 2010 a implementação da ENPACS, como projeto piloto em cerca de 10 USFs. Dado a importância dessa política pública, a ENPACS está inserida num dos eixos estratégicos da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN). Essas estratégias têm como base o direito humano à alimentação e à garantia de segurança alimentar nutricional, em especial entre as crianças nos primeiros anos de vida.
Fonte: Ascom SMS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B