Promotor Fábio Viegas tenta solucionar deficiência na realização de transplantes (Foto: Portal Infonet) |
A demora na realização de transplantes voltou a ser discutida em audiência na Promotoria de Saúde do Ministério Público Estadual (MPE) na manhã desta quarta-feira, 2. Para se ter uma idéia da situação, desde janeiro de 2012, os transplantes em pacientes renais estão suspensos.
Na audiência, o coordenador da Central de Transplantes, Benito Fernandez, propôs a priorização para os procedimentos de transplantes renais por parte do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (NUCAAR). “Esses pacientes não entrariam na fila comum, buscando a contratualização com outros prestadores de serviços”, diz.
Quanto ao núcleo com laser, ficou definido que o Município de Aracaju fará averiguações para agilizar o procedimento de pagamentos de transplantes de córnea já realizados por indenização. E ainda uma reunião entre representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde com a finalidade de discutir e buscar soluções para o problema da não realização de transplantes.
O promotor Fábio Viegas determinou prazo de 15 dias para que informem ao Ministério Público o que foi pactuado na reunião para que em seguida seja marcada uma nova audiência visando viabilizar a realização de transplantes com a maior brevidade possível.
Por Aldaci de Souza
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B