UFS conclui testes da Covid-19 em assintomáticos de sete municípios

Resultados estão sendo processados (Foto: Pixabay)

A força-tarefa da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para identificar a prevalência do vírus na população sergipana, com a aplicação de testes em pessoas assintomáticas, já está concluída em pelo menos sete dos 10 municípios listados para participar do projeto. A informação é do professor Lysandro Borges, do departamento de Farmácia da UFS, que está coordenando o trabalho.

De acordo com Lysandro, os resultados estão sendo processados e enviados aos municípios. O resultado geral da pesquisa, segundo projeção do grupo, é divulgar na próxima semana, em reunião com o governador do estado e demais autoridades. “A princípio a gente já pode adiantar que tem bastante gente infectada, mas também há muitos imunizados, o que é positivo. Vamos discutir esses resultados e anunciá-los provavelmente na próxima terça-feira, 19”, disse.

A seleção dos dez municípios para participar do processo ocorreu de acordo com a quantidade de moradores. A aplicação dos testes também seguiu critérios de grupos definidos pelo IBGE, segundo o professor. O propósito é entender a disseminação do vírus nesses grupos e em pessoas assintomáticas que circulam pelas comunidades espalhando o vírus. Pelo menos 3.500 testes já foram aplicados.

Aracaju, São Cristóvão, Itabaiana e Nossa Senhora do Socorro, por exemplo, estão entre os municípios que já tiveram os resultados concluídos, mas ainda não foram divulgados. Estância e Lagarto estão em processo de conclusão, afirma Lysandro. A expectativa é que a resposta da pesquisa norteio os gestores públicos na tomada de decisões de enfrentamento a pandemia da Covid-19.

Por Ícaro Novaes
Com informações da UFS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais