
A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está intensificando as ações da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe com o objetivo de imunizar o maior número de pessoas. A meta é atingir 90% do público-alvo, o que equivale a 146 mil imunizados. Até o momento o município vacinou 55.481 pessoas, correspondendo a 38%.
“Entre as ações de intensificação, nesta semana, vamos começar o horário estendido em duas Unidades Básicas de Saúde [UBS] e daremos continuidade à Unidade Itinerante nas Praças. Estas estratégias são formas que encontramos para ofertar mais oportunidades à população para se vacinar”, explicou coordenadora de Imunização de Aracaju, Ilziney Simões.

Nesta terça e quarta-feira, dias 7 e 8, as UBS que estenderão o horário das 17h às 20h serão a Amélia Leite (no Suíssa) e Augusto Franco. “Algumas pessoas que não têm tempo, trabalham o dia todo, e sentem dificuldade de se vacinar ou de levar os filhos às unidades no horário de funcionamento convencional. Por isso, a SMS traçou esta estratégia, para que as pessoas que estão dentro do grupo prioritário cheguem até estas unidades e tenham suas doses garantidas”, enfatizou a coordenadora.
Nas semanas subsequentes, o horário estendido seguirá nas UBS Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos) e Sinhazinha (Grageru), dias 14 e 15 de maio, e, por fim, na Onésimo Pinto (Bugio) e Manoel de Souza (Sol Nascente), nos dias 21 e 22 de maio.
Já a Unidade Itinerante, que também atuará nos dias 7 e 8 de maio na praça final de linha do Bugio, ainda atuará, sempre das 8h às 12h, na Praça dos Capuchinhos, nos dias 14 e 15; no palco da rua São João, em 21 e 22; e na Praça do Castelo Branco, em 29 e 30 de maio.
Grupo prioritário e documentação
A escolha destes grupos segue recomendação do Ministério da Saúde, e ao município cabe apenas a aplicação das doses. Os grupos prioritários são: crianças maiores de seis meses e menores de seis anos; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); indivíduos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde na ativa; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais; adolescentes entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, que serão vacinados nos respectivos estabelecimentos penais; policiais civis, militares e bombeiros ativos das forças armadas.
A Campanha contra a influenza segue até o dia 31 de maio, vacinando os grupos em todas as UBS e no Ipesaúde. Para receber a dose, é importante levar o cartão de vacinação e documento de identificação. Pacientes com comorbidades devem levar receita médica; puérperas devem levar o comprovante de nascimento da criança; doentes crônicos, o relatório médico, e trabalhadores da saúde, professores e os profissionais das forças de segurança e salvamento, o comprovante de trabalho.
Fonte: SMS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B