UTI e internamento lotam e atendimento fica restrito no Santa Isabel

O final de semana foi, mais uma vez, de atendimento restrito na pediatria do Hospital Santa Isabel. De acordo com a assessoria de comunicação da unidade, tem sido frequente a chegada de crianças em estado grave, o que compromete os leitos disponíveis na unidade e, consequentemente, a atenção das equipes médicas. Atualmente os sete leitos da UTI da pediatria estão ocupados e, segundo a assessoria de comunicação, outras duas crianças em estado grave aguardam vaga na UTI.

Nossa reportagem esteve na pediatria na manhã desta segunda-feira, 6, e encontrou grande movimento de pais com crianças no local. Alguns afirmaram que chegaram na pediatria por volta das 8h30 e às 10h30 aguardavam atendimento. Uma mãe, que preferiu não se identificar, veio do interior e estava confiante no atendimento – já que outros pacientes estavam sendo chamados. A placa alertando sobre a restrição no atendimento, no entanto, estava estampada na entrada da pediatria.

Desde o mês de março a unidade vem sofrendo com a superlotação. Conforme informações do próprio hospital, diariamente as equipes realizam entre 120 a 160 atendimentos na pediatria. Os leitos de internamento, que possuem capacidade para 23 crianças, hoje está com 30. Do lado de fora, os casos mais simples aguardam por horas. A maior procura é por atendimentos para problemas respiratórios – problema pontuado como sazonal pela equipe médica.

Segundo a assessoria de comunicação, não há previsão de regularização do setor e, se possível, os pais devem procurar outras unidades pediátricas em busca de atendimento.

Por Ícaro Novaes

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais