Vacinação contra gripe acontece até as 17h em shoppings da capital

0
Quem ainda não se imunizou, pode procurar um dos shoppings até as 17h.  (Foto:  Aquivo Portal Infonet)

A Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS) está novamente neste sábado, 25, nos shoppings Jardins e RioMar, intensificando a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza na capital sergipana. Quem ainda não fez a vacina, pode ir aos a um dos dois shoppings até as 17h. Os postos de vacinação estão instalados em frente à Farmafórmula do Shopping Jardins e  ao GBarbosa do RioMar Aracaju.

Especialmente para esta ação, serão atendidos idosos (a partir de 60 anos); profissionais da área da saúde; professores das redes pública e privada; mulheres gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); indígenas; policiais civis e militares; membros ativos das Forças Armadas e portadores de doenças que aumentam o risco de complicações em decorrência da influenza (transplantados, cardiopatas, renais, diabéticos, problemas respiratórios e hepáticos).

A escolha destes grupos segue recomendação do Ministério da Saúde. “Apenas as crianças não poderão ser vacinadas nos shoppings, pela necessidade de um maior acompanhamento do histórico, feito pelos profissionais de saúde. Como se trata de um público-alvo mais vulnerável, solicitamos aos pais que continuem levando os filhos para as unidades básicas, onde podem não apenas receber a vacina contra a gripe, mas garantir outras imunizações”, esclarece a técnica de Imunização de Aracaju, Gabriela Duarte.

A vacina contra a influenza é trivalente e protege contra os vírus H1N1, H3N2 e a Influenza B. A contraindicação é para as pessoas que têm alergia severa a ovo. Segundo a SMS, o objetivo é atingir a população que tem dificuldade de acesso ao serviço durante a semana. É importante levar o cartão de vacinação e documento de identificação. Pacientes com comorbidades devem levar receita médica; puérperas devem levar o comprovante de nascimento da criança; doentes crônicos, o relatório médico, e trabalhadores da saúde e professores, o comprovante de trabalho.

Com informações da assessoria de comunicação dos shoppings

Comentários