Van realizará diagnóstico precoce do câncer em crianças

Ulla Ribeiro, Laiane Nascimento e Regimari Dias (da esquerda para direita) estiveram no lançamento do Projeto. (Foto: Portal Infonet)

A Van irá percorrer diversos municípios sergipanos (Foto: Portal Infonet)

Parte interna da van que atenderá as crianças (Foto: Portal Infonet)

Uma Van com um consultório móvel pediátrico levará uma série de profissionais para atender crianças nos municípios sergipanos. A iniciativa, que busca contribuir para o diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes, compõe o Projeto Estrela Guia, do Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe (GACC/SE).

Lançado nesta quinta-feira, 24, o Projeto terá como seu primeiro destino o município de Divina Pastora, no dia 28 de agosto. A equipe médica do Estrela Guia será composta por médicos, técnicos em enfermagem, além de outros especialistas que possam vir a somar com o Projeto, como oftalmologistas, fonoaudiólogos, dentre outros.

Segundo Ulla Ribeiro, gerente geral do GACC e uma das idealizadoras do projeto, o Estrela Guia conta com a parceria do Ministério Público do Trabalho de Sergipe (MPT-SE) e dos municípios que serão atendidos pela Van. “O projeto irá levar os profissionais às comunidades que tem deficiência de especialistas e crianças com dificuldade de chegar aos médicos", explica.

Há oito anos compondo o grupo, a analista de Captação de Recursos, Regimari Dias, também auxiliou na idealização do projeto. Segundo ela, o Estrela Guia contribuirá com as comunidades à medida que levará informações sobre o diagnóstico de câncer para aquelas pessoas que não tem tanto acesso. “O câncer hoje tem cura. A cada dez crianças com a doença, de sete a oito podem ser curadas, e o fator primordial é o diagnóstico precoce”, destaca.

Com 17 anos de fundação, o grupo atende hoje em torno de 63 crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas de todo interior do estado e também na capital.

Uma das pessoas que já foram atendidas é a estudante Laiane Nascimento.Hoje, aos 18 anos, ela conta que seu tratamento contra um tumor já foi concluído e acredita que o Projeto Estrela Guia irá auxiliar outras crianças que também necessitam desta atenção. “Eu moro aqui e não conhecia o grupo antes de ser atendida. Acredito que o projeto irá contribuir para as pessoas que não tem tanto acesso a essas informações e vai assim beneficiar milhares de famílias”, afirma.

Por Yago Andrade e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais