Zoonoses na Comunidade chega à UBS José Machado na sexta-feira, 22

Durante a ação, os profissionais estarão testando os cachorros, através da coleta sanguínea. (Foto: SMS)

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará na próxima sexta-feira, 22, mais uma edição do Zoonoses da Comunidade. Desta vez, o evento acontecerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Machado, no bairro Santos Dumont.

Durante a ação, serão realizadas ações de panfletagem com orientações, exames de leishmaniose visceral canina e entrega de coletores para exame de esquistossomose.

“Sabemos da importância dos cuidados que devemos ter com os animais domésticos. Por essa razão, o Zoonoses na Comunidade acontecerá toda semana, sempre às sextas-feiras, em uma UBS diferente, percorrendo os bairros de Aracaju”, enfatiza a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Marina Sena.
Marina Sena.

Dentre os pontos de atenção do Zoonoses na Comunidade está a leishmaniose, uma doença que deve ter cuidado e controle, pois é parasitária infecciosa. Durante a ação, os profissionais estarão testando os cachorros, através da coleta sanguínea.

Leishmaniose é uma doença não contagiosa, causada pelo protozoário Leishmania chagasi e transmitida através da picada de flebotomíneos infectados. Tem como fonte de infecção os reservatórios – no ambiente urbano o principal é o cão, e no ambiente silvestre, as raposas -, podendo se manifestar de duas formas: a Leishmaniose Tegumentar ou Cutânea e a Leishmaniose Visceral ou Calazar.

Fonte: PMA

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais