Curta-Se 18 – Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe – Mostra Informativa de Curtas Avanca – PT
Sessão: Sex, 16/02 às 19h
A festa do nosso menino São Gonçalinho – de Pablo Sant'Ana (doc) – 19 min
Este filme conta o conceito das festividades do São Gonçalinho celebrado em Aveiro, percorrendo as várias fases vividas durante esta celebração. O filme aborda igualmente a festa em que se transformam as tradicionais cavacas que do alto da capelinha são atiradas pelos devotos. Este é um filme que fala de uma das festas populares mais conhecidas da região e uma obra que procura preservar a memória viva da “festa das cavacas”. menção especial no Festival de Cinema de Avanca.
Razão para zebras – de João Costa (documentário) – 25 min.
Sinopse/Synopsis
Através da opinião de várias pessoas ligadas ao foro íntimo e pessoal de Igor Chamada, obtemos uma visão sobre a obra do realizador e o seu último projecto sobre a felicidade, concebido em vários países da Europa.
Nocturna – Pedro Farate, 5´, 2014, Experimental – Avanca, Portugal
Deus providenciará – de Luís Porto (ficção) – 15 min
Maria vive sozinha no interior do país numa aldeia recôndita. É uma mulher de fortes convicções morais e religiosas. Sozinha e isolada não tem como justificar uma gravidez súbita e indesejada.
À saída do hospital, onde lhe foi confirmada a gravidez, Maria não sabe o que fazer. “Como conciliar a exigência da religião com a sua vontade?”
Landing – de Filipe Martins (experimental) – 16 mi Aterragem
Caracteres metafóricos se cruzam em uma história contada através de gestos, corpo e lugares. Vida, do começo ao fim. E o grande conflito que atravessa esta rota é o pouso sempre incompleto: um desembarque que não será mais do que a chegada a um estado de coisas, uma imobilidade definitiva …
Sendas – de Raquel Felgueiras (animação) – 5 min. Portugal
Como escapar e sobreviver a experiências traumáticas? Uma mulher e dois irmãos dão-nos narrativas paralelas das suas viagens emotivas e regenerantes…