Ibama: caranguejos que invadiram praias não devem ser capturados

0

As previsões do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) falharam e os caranguejos apareceram em grupos “desfilando” pela Praia de Pirambu, apesar desta etapa do período de defeso ter sido encerrada. O superintendente do Ibama, Paulo Amilcar, alerta que os animais estão na fase de andada e a captura, nesta fase, pode afetar a sobrevivência da espécie.

A fase de andada é o momento que os animais dispõem para se reproduzir, conforme explica o superintendente Paulo Amilcar. Os banhistas e os pescadores devem respeitar esta fase e mantê-los livres, andando na região. As previsões para o defeso são feitas, conforme o superintendente, com base nas fases da lua. No entanto, ocorreram chuvas que não estavam previstas para a época e os caranguejos saíram das suas respectivas tocas, uma característica da fase de andada.

O Ibama esclarece, em nota enviada pela assessoria de imprensa, que o período de defeso é defenido em instrução normativa interministerial, publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, tendo como base estudos científicos acadêmicos.

por Cassia Santana

A matéria foi alterada às 7h42 de 31 de janeiro 2019 para acréscimo de informações enviada pela Ibama
Comentários