Ibama: caranguejos que invadiram praias não devem ser capturados

As previsões do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) falharam e os caranguejos apareceram em grupos “desfilando” pela Praia de Pirambu, apesar desta etapa do período de defeso ter sido encerrada. O superintendente do Ibama, Paulo Amilcar, alerta que os animais estão na fase de andada e a captura, nesta fase, pode afetar a sobrevivência da espécie.

A fase de andada é o momento que os animais dispõem para se reproduzir, conforme explica o superintendente Paulo Amilcar. Os banhistas e os pescadores devem respeitar esta fase e mantê-los livres, andando na região. As previsões para o defeso são feitas, conforme o superintendente, com base nas fases da lua. No entanto, ocorreram chuvas que não estavam previstas para a época e os caranguejos saíram das suas respectivas tocas, uma característica da fase de andada.

O Ibama esclarece, em nota enviada pela assessoria de imprensa, que o período de defeso é defenido em instrução normativa interministerial, publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, tendo como base estudos científicos acadêmicos.

por Cassia Santana

A matéria foi alterada às 7h42 de 31 de janeiro 2019 para acréscimo de informações enviada pela Ibama

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais