A fruta chama atenção pelas cores e forma (Foto: Pixabay)
|
Ainda desconhecida por boa parte da população, a pitaya promete ser uma das sensações do verão. Com uma aparência que chama a atenção por conta das cores e forma, a fruta tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, é rica em vitamina C, em fibras e ajuda no emagrecimento.
Conhecida como fruta dragão, a pitaya possui três variações: amarela com polpa branca, rosa com polpa branca e rosa com polpa vermelha. Sua textura é cremosa e possui um sabor semelhante ao kiwi.
De acordo com o nutricionista Walney Andrade, por possuir muitas propriedades, ela pode ser benéfica para o organismo. “A pitaya é rica em fibras que auxiliam no trânsito intestinal e rica em vitamina C que auxilia no sistema imunológico. Além disso, ela auxilia no controle do colesterol, e também é ótima para saúde cardiovascular”, explica.
Ainda segundo o nutricionista, a fruta pode auxiliar ainda no controle da glicemia e pode ser consumido por quem pretende ganhar massa muscular e para quem visa o emagrecimento. Segundo ele, não há contraindicações.
Combinações para o verão
Uma mistura que tem dado certo neste verão é a combinação pitaya com açaí. Segundo o nutricionista, a junção das frutas é positiva. “Quando a gente combina a pitaya com o açaí temos um grande aumento de antioxidantes, que é tudo aquilo que faz bem para o organismo”, afirma.
Como consumir
O nutricionista ainda acrescenta que sucos, vitaminas e shakes são boas opções para quem pretende fazer o uso da fruta. “Pode ser através de sucos, de smoothie, quando são batidos com gelo, no próprio açaí. Pode ser adicionado com iogurte, consumida no lanche, com granola e castanhas, tanto castanha de caju, quanto castanha do Pará”, completa.
Por Yago de Andrade e Victor Siqueira