Terceira fase da Campanha de Vacinação contra Influenza começa dia 11

0
Vacinação contra a Gripe (Foto: Sérgio Silva / PMA)

A terceira fase da Campanha de Vacinação Contra Gripe Influenza começa nesta próxima segunda-feira, 11 de maio, com foco na imunização de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos, e professores das escolas públicas e privadas.

O Dia de D de Vacinação Contra a Influenza, marcado inicialmente para o próximo sábado, dia 9, foi cancelado pelo Ministério da Saúde (MS), para evitar aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O calendário de vacinação também foi prorrogado e se estenderá até o dia 5 de junho, dividindo o público-alvo.

“A estratégia de vacinação foi aumentar o tempo da campanha e dividir mais os públicos que devem ir até às Unidades de Saúde, diminuindo também as aglomerações e possíveis contágios do coronavírus nesses ambientes”, destaca a coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS), Ilziney Simões.

De acordo com a SMS, de 11 a 17 de maio serão imunizadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias. Já no período de 18 de maio a 5 de junho, serão vacinados adultos de 55 a 59 anos e professores das escolas públicas e privadas.

Para aqueles que vão se vacinar nessa nova fase, a orientação é manter todas as recomendações divulgadas pelos órgãos de saúde. “As pessoas devem manter o uso de máscaras, higienizar as mãos e evitar ficar perto umas das outras enquanto estiveram aguardando atendimento par não gerar aglomeração”, aconselha Ilziney.

Documentação necessária
Para receber a dose da vacina, além do documento de identificação e da carteira de vacinação, é importante levar algum tipo de documentação que comprove sua condição de prioridade.

Campanha de Vacinação

A primeira fase ocorreu entre 23 de março e 15 de abril, quando foram imunizados idosos e profissionais de saúde. A segunda fase, que está em andamento e encerra no dia 8 de maio, visa vacinar membros das forças de segurança e salvamento; pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

 

Com informações da SMS

Comentários