UFS: reitor e prefeito de Laranjeiras buscam soluções

Reitor e prefeito de Laranjeiras se reúnem em busca de soluções (Foto: UFS)

Com a finalidade de discutir ações relativas à situação do campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Laranjeiras, o reitor Angelo Antoniolli recebeu hoje, 4, o prefeito da cidade, José de Araújo Leite Neto, conhecido como "Juca de Bala". Na ocasião medidas que podem ser tomadas em conjunto entre Reitoria e poder municipal foram avaliadas, sempre focando na qualidade de vida de toda a população local.

Além do prefeito e do reitor, estavam presentes na reunião o diretor do campus de Laranjeiras, Gilson Rambelli, e o assessor de relações institucionais da UFS, José Lima Santana. O grupo demonstrou preocupação com o cenário de violência a que a comunidade de Laranjeiras vem sendo submetida, fato que culminou com a suspensão das atividades da UFS no município desde o último dia 30. A decisão, apoiada pela maior parte da comunidade acadêmica, partiu da reitoria da UFS depois que uma estudante do curso de Dança foi agredida e ameaçada de morte por criminosos.

“A agressão à estudante na semana passada não foi o único motivo para a suspensão das aulas no campus. Nos últimos meses houve roubo de armas de vigilantes, assalto em ônibus, perseguição, ameaças, invasão de residências, além dos recorrentes assaltos nos horários de entrada e de saída das aulas. Os alunos estavam em pânico, principalmente os que residem no município. A agressão sofrida pela estudante na quinta-feira passada foi apenas a gota d’água que faltava para tomarmos essa decisão”, relatou Gilson Rambelli.

O reitor da UFS acredita que o compromisso de todos os setores responsáveis pela segurança pública irá levar novamente a paz para o município. Para ele, o problema da segurança não está localizado apenas em Laranjeiras. Entretanto, com a chegada da UFS e, por consequência, de estudantes críticos e mobilizados, a realidade local começou a ser questionada.

“Uma das consequências da implantação de um campus é a cobrança por políticas públicas em todos os setores, a exemplo da segurança, da educação, da saúde. Toda a comunidade em torno de uma Universidade se transforma e, em Laranjeiras, não foi diferente. Dificuldades com a segurança pública já existiam, mas se tornaram mais visíveis com as manifestações de nossa comunidade. Estamos dialogando com todos os que desejam auxiliar a planejar uma interferência positiva em Laranjeiras, já que acreditamos que a população do município merece a oportunidade de ter uma vida melhor”, avaliou o reitor Angelo.

O prefeito Juca de Bala afirma que a parceria entre Universidade e município é antiga e que as demandas da sociedade só irão aumentar ao longo do tempo. “A participação de todos os que podem auxiliar na resolução dos problemas é valiosa para que possamos dar à população de Laranjeiras e aos universitários que lá estão instalados, os quais também considero como laranjeirenses, a qualidade de vida e a segurança que eles tanto almejam”, enfatizou.

Suspensão

A suspensão temporária das atividades no campus de Laranjeiras foi decidida em reunião no auditório do campus na manhã do dia 30. Na ocasião estavam presentes docentes, discentes, a professora Rozana, a pró-reitora de Assuntos Estudantis Lúcia Aranha e o vice-reitor André Maurício, que também foi o responsável por organizar a remoção dos estudantes residentes na cidade para Aracaju, onde eles teriam mais segurança.

Soluções estão sendo construídas num trabalho conjunto entre estudantes, docentes, reitoria, direção do campus, prefeitura municipal e governo do Estado. De acordo com o reitor da UFS, “agindo com compromisso e seriedade este momento será superado e poderemos voltar às nossas atividades com mais tranquilidade para nossa comunidade acadêmica e para todos os laranjeirenses”.

Fonte: UFS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais