![]() |
Refeições são feitas no espaço central da Secretaria (Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Os professores da rede estadual de ensino continuam acampados na sede da Secretaria de Estado do Planejamento e Gestão (Seplag) aguardando uma resposta quanto à abertura da negociação para a restruturação da carreira.
A categoria paralisou as atividades após uma assembleia realizada na última segunda-feira, 2 e decidiu ocupar a área central da secretaria, com colchões. As refeições também estão sendo feitas no local. Na próxima segunda-feira, 9, haverá uma nova assembleia para avaliar o movimento e deliberar os rumos.
O encontro será a partir das 15h, no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. “Precisamos fortalecer ainda mais a nossa luta quanto a abertura das negociações visando reestruturar a nossa carreira”, destaca a presidente do Sintese, Ângela Silva.
Em nota recente, a Seplag informou que, “neste ano, o Governo de Sergipe concedeu o piso do magistério a todos os servidores ativos e inativos, no percentual de 8,32%. Este valor começou a ser pago no mês de maio e foi assegurado o retroativo. Em relação ao pedido dos professores em torno dos 22% referentes ao ano de 2012, de acordo com orientação da Procuradoria Geral o Estado (PGE), o Governo de Sergipe está impedido juridicamente de conceder ainda este ano, em razão de uma decisão do Tribunal de Justiça. Como empecilhos, estão os impedimentos da legislação eleitoral e da lei de responsabilidade fiscal”.
Por Aldaci de Souza