Estudantes de SE estão nas Paralímpiadas Escolares

Alunos paratletas sergipanos embarcaram para Natal-RN (Foto: Seed)

Com apoio e suporte financeiro do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEED), um grupo de alunos paratletas sergipanos embarcou no Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, nesta segunda-feira, 23, com destino ao Rio Grande do Norte, para competir nas Paralímpiadas Escolares 2015, maior evento paralímpico escolar do mundo.

Sob a coordenação do Departamento de Educação Física da Seed, a Delegação Sergipana que irá participar das Paralímpiadas Escolares 2015 é composta de 16 alunos paratletas – todos estudantes de escolas públicas, e ainda professores, atletas-guias, técnicos, uma fisioterapeuta e um repórter fotográfico.

"Além de contribuir para a inclusão social desses alunos da rede pública, oportunizar a participação deles nesta grande competição nacional é uma forma também de proporcionar-lhes independência quanto à superação de suas deficiências", afirmou a diretora do Departamento de Educação Física (DEF/SEED), Auxiliadora Pires.

Ainda de acordo com Pires, para que fosse possível organizar e inscrever a Delegação Sergipana na competição foi imprescindível o empenho do secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, "que não mediu esforços e acatou todas as nossas solicitações", disse ela, ao afirmar que o Governo de Sergipe custeou todas as passagens aéreas do grupo.

Entusiasmo

Aguardando a hora do embarque, o aluno paranadador Leoni Victor demonstrava ansiedade em relação à competição. Segundo Victor, que tem paralisia cerebral, a expectativa de trazer uma medalha é grande. Ele participará pela segunda vez das paralimpíadas, tendo conquistado o quarto lugar na edição 2014 do evento.

O paranadador estava acompanhado de sua madrinha, Lindete de Jesus, que foi até o aeroporto para despedir-se do filho/afilhado. Dona Lindete afirmou que a prática do esporte no Colégio Estadual Joaquim Vieira Sobral tem contribuído muito para o desenvolvimento do corpo dele.

"Estou tranquila, pois sei que o Leoni está indo bem acompanhado pelos membros da Delegação, e espero que ele volte com medalhas para nosso Estado", disse Dona Lindete.

De forma voluntária, Rodrigo Barros participa há cinco anos como atleta-guia dos alunos paratletistas sergipanos. Ele é responsável por treinar os alunos que competem na modalidade paratleta e embarcou juntamente com a delegação sergipana.

"Faço por prazer esse trabalho com estes jovens estudantes. Já conquistamos oito medalhas em competições nacionais, e esperamos continuar nesse ritmo e trazer mais conquistas para Sergipe", disse Barros.

Jogos

As paralimpíadas escolares de 2015 serão realizadas em Natal, no Rio Grande do Norte, e terá mais de mil atletas em competição, com idade ente 13 e 17 anos. A competição terá dez modalidades: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa e voleibol sentado.

Esta será a primeira vez que o Nordeste recebe uma edição das Paralimpíadas Escolares. Os jogos são disputadas desde 2006 e já se transformaram em um celeiro de atletas. Alan Fonteles, campeão mundial e ouro nos Jogos Paralímpicos de Londres/2012; Lorena Spoladore e Verônica Hipólito, campeãs mundiais de atletismo; Talisson Glock, medalhista mundial da natação, e Leomon Moreno, campeão e artilheiro do último Mundial de Goalball (modalidade exclusiva para cegos) são alguns dos nomes que passaram pela disputa.

Fonte: Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais