DEA realiza 1ª reunião setorial de planejamento do ano

Reunião aconteceu no 15 de Outubro (Foto: Maria Odília)

A Diretoria Regional de Aracaju (DEA) realizou na manhã desta terça-feira, 5, a primeira reunião de planejamento setorial de 2016, com o objetivo de alinhar a oferta da matrícula e traçar as diretrizes para a melhoria do ensino com vistas à gestão, à estrutura e à questão técnico-pedagógica das escolas estaduais de Aracaju.

A reunião aconteceu no Colégio Estadual 15 de Outubro e contou com a participação de 11 diretores das unidades escolares que compreendem quatro bairros da região: Siqueira Campos, Cirurgia, Getúlio Vargas e Suíssa.

A diretora da DEA, Lucia Góes, visitou as instalações do colégio e enfatizou que as reuniões acontecerão em nove polos, antes do ano letivo de 2015 acabar, com o intuito de que seja discutido junto com o diretores e coordenadores o Plano Anual, a alimentar do Sistema Integrado de Gestão Acadêmico (SIGA), a matricula on line e os levantamentos das necessidades de cada escola.

“São tratadas as diretrizes curriculares, as portarias e a matricula on line. Queremos ouvir das escolas as possíveis demandas e ofertas para 2016 de forma mais descentralizada”, afirmou.

Metodologia

Orientar, planejar, discutir com os diretores o ano letivo 2016 de forma mais descentralizada é a garantia das reuniões realizadas por polos proposta pela DEA.

A regional de Educação Aracaju foi dividida em nove polos, por escolas e bairro, com a finalidade de garantir mais eficácia no resultado, já que, segundo a DEA, um dos itens para a divisão em polos foi que as escolas apresentassem pontos de vista em comum da clientela, por bairro.

“A ideia inicial é dividir em polos e fazer as reuniões descentralizadas. Ter o contato direto por escolas dos bairros mais próximos, já que haverá diferenças, mas também algumas semelhanças entre elas”, disse a diretora da DEA.

Visita às escolas

Além da reunião de planejamento realizada nesta terça-feira, mais oito encontros serão realizados até o dia 15 de janeiro, abrangendo todas as 86 escolas da Diretoria Regional de Aracaju (DEA).

A reunião inicia com uma visita às instalações e, além da apresentação das diretrizes e portarias, técnicos da DEA tratam sobre a elaboração do calendário escolar 2016, as normas de funcionamento das escolas, os horários de funcionamento da escola, o horário da equipe de gestores e não docentes, os recursos recebidos e prestação de conta, a organização dos currículos, além da elaboração do Plano Anual à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais e Referencial Curricular da Rede Estadual de Ensino e na criação de instrumentais de acompanhamento e avaliação das atividades desenvolvidas.

“Arrumando a casa”

O planejamento do ano letivo está acontecendo antes mesmo do ano letivo 2015 terminar, já que há um atraso na Rede Estadual de Ensino, o que é visto pela diretora da Escola Estadual John Kennedy, Lícia Santana, como uma forma de “arrumar a casa” para receber bem os alunos.

“É importante que se planeje antes de começar o ano letivo 2016 para que possamos arrumar a casa. Podemos fazer um pré-diagnóstico, planejar e fazer os ajustes do que for necessário em curso”, ressaltou.
A diretora também argumentou que realizar as reuniões por área de forma mais descentralizada é muito importante, porque, para ela, apensar das diferenças das escolas, há muitas especificidades e semelhanças por bairro.

Fonte: SEED

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais