Pais devem atentar para segurança no transporte escolar (Fotos/Portal Infonet) |
Férias escolares e o desafio de escolher um transporte e um transportador escolar de qualidade. Segundo o diretor de Transportes Públicos da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Coronel Péricles Menezes, o principal critério a ser considerado pelos pais ou responsáveis é o cadastramento do veículo e do condutor junto ao órgão.
“A contratação do transporte escolar de qualidade diz respeito à regularização desse serviço garantida pela SMTT, que realiza o acompanhamento, a avaliação e a vistoria desses automóveis a cada semestre”, ressaltou o gestor.
O cadastramento feito pela SMTT, segundo Péricles, inclui profissionais com carteira tipo D, idade superior a 21 anos e curso específico para transportador de veículo escolar oferecido pelo Sest Senat, o qual oferece critérios específicos para profissionais que conduzirão estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Wallace Barreto prefere contratação de transportes escolares cadastrados pela SMTT |
“Como são credenciados, a própria SMTT se responsabiliza pela qualificação dos mesmos, considerando que é de extrema importância o estreitamento de relações entre pais e condutores para que essa empatia gere bons resultados para o serviço de transporte”, acrescentou o diretor.
Critérios
Entre os itens a serem constatados pelos pais no momento em que optarem por veículos credenciados pela SMTT é a presença de cintos de segurança, extintores e de tacógrafo, que é um medidor de velocidade. Os próprios pais devem disponibilizar, caso haja necessidade de cadeirinha.
“Optei pelo condutor credenciado e para este ano letivo já conto com um veículo mais novo para o transporte do meu filho. O profissional que o acompanha é muito educado e cuidadoso. Foi uma escolha responsável e sadia, por isso recomendo aos pais a exigência do credenciamento”, afirmou o pai de família, Wallace Barreto.
Se o pai ou responsável tiver necessidade de saber onde ou com quem está o filho, basta entrar em contato com a ouvidoria da SMTT, através do (79) 3238 4646 e a depender da situação, o atendente encaminha o caso para a diretoria de transportes do órgão.
Cadastramento
O diretor de Transportes Públicos da SMTT ainda destaca a necessidade de providência de nova lei municipal que estabeleça um maior número de condutores de transportes escolares cadastrados, considerando que, atualmente, são disponibilizadas a cada edital lançado apenas 250 vagas, essas preenchidas desde 2011.
“Para se cadastrar, o interessado deve acessar o site da SMTT ou da Prefeitura de Aracaju e estar atento ao edital de contratação quando lançado pela Superintendência. Ao ser cadastrado, o candidato deve se submeter ao curso oferecido pelo Sest Senat”, concluiu Péricles Menezes.
Por Nubia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B