![]() |
Alunos foram assaltados pouco antes de realizarem ato contra violência (Foto: facebok/istoésergipe) |
Um grupo de alunos da Estácio Fase foi assaltado por homens armados na noite desta segunda-feira, 9, no momento em que se preparava para um ato de abraço simbólico à instituição, que teria o objetivo de protestar contra o alto índice de assaltos na região.
De acordo com o estudante de Letras, André Lucas, quatro homens munidos de arma de fogo e facão desceram de um carro e ameaçaram os estudantes. “Eles levaram nossos pertences. Ficamos todos em estado de choque. Pedimos ajuda a instituição, mas eles dizem que não podem fazer nada”, denuncia.
O aluno alega que o único apoio dado pela instituição é uma orientação de que os estudantes devem registrar o boletim de ocorrência. “Eles afirmam que para solicitar o policiamento, é preciso registrar o B.O., mas nós sabemos que nem todos fazem isso. Parece que temos que esperar ser assaltados para depois mandarem policiamento. Temos aqui mais de 8 mil alunos, mas a direção ainda trata a segurança como se fosse algo para um grupo pequeno”, lamenta André Lucas.
O Portal Infonet já havia noticiado a preocupação dos alunos com os assaltos na região. Segundo denúncia dos alunos, os bandidos costumam abordar os alunos no trajeto da sede da faculdade ao anexo localizado em outra rua, e também nos trajetos feitos até os pontos de ônibus das avenidas Hermes Fontes e Francisco Porto.
Na ocasião, o tenente coronel, Paulo Paiva, relações públicas da Polícia Militar, destacou que as pessoas não estavam informando à polícia sobre os assaltos e nem registrando o Boletim de Ocorrência. O PM alegou também que uma operação policial já estava sendo realizado em Aracaju com o intuito de coibir crimes nas regiões onde há escolas, universidades e faculdades.
Em nota, a Estácio Fase informa que "está em contato constante com os diversos órgãos responsáveis pela segurança pública na Região Administrativa de Sergipe. Inclusive, há 15 dias o diretor da Fase esteve reunido com o comandante do 8º batalhão da Polícia Militar para solicitar uma atenção maior da PM na região onde se encontra a unidade. É importante ressaltar que a Estácio Fase investe gradativamente em infraestrutura para melhorar a segurança dos alunos, funcionários e visitantes que circulam pelo campus da instituição. A unidade possui seguranças patrimoniais 24 horas por dia e monitoramento interno de câmeras. A instituição também tomou a iniciativa de instalar refletores de alta potência na parte externa do campus para que os locais do entorno fiquem mais iluminados, na intenção de inibir a atuação de assaltantes. Os refletores estão previstos para funcionar ainda esta semana"
Por Verlane Estácio
*A matéria foi atualizada às 12:40 para acréscimo da nota da Fase