Aluna da rede participa da final da Olimpíada de Língua

A aluna Eguinaga Gomes de Santana (Foto: Ascom Seed/SE)

A aluna Eguinaga Gomes de Santana, do 9º ano do Colégio Estadual Nelson Resende de Albuquerque, no povoado São Mateus, em Gararu, viaja à Brasília nesta terça-feira, 16, para participar da final da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. A estudante foi classificada para a última etapa da competição promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e Fundação Itaú Social, com o texto “Árvore da Nossa Vida”.

Eguinaga vai à Brasília com todas as despesas pagas acompanhada pelo pai, pela professora Gilvanna dos Santos, e pela diretora da escola, Elizabete Cristina Souza Matos. A aluna, que já passou por etapas anteriores da Olimpíada, tem a expectativa de sagrar-se vencedora. “Espero poder trazer novidades de Brasília e deixar minha família, amigos e colegas com muito orgulho”, declarou Eguinaga.

A jovem também acredita que sua vida irá mudar após a participação na Olimpíada. “Lá em Porto Alegre eu vi que viveria uma vida nova a partir dali. É como uma página nova de um livro que estou escrevendo”, disse. Para a diretora Elizabete, a aluna já é uma vencedora independentemente do resultado. “Estamos tentando conscientizá-la de que ela já é uma vencedora, não importa o resultado. As coisas foram acontecendo aos poucos, as etapas foram sendo conquistadas, e agora ela já está entre os 36 melhores do país. Isso já é motivo de muita alegria e orgulho”, declarou a diretora.

Sobre a Olimpíada

A Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária,  a Olimpíada de Língua Portuguesa –  Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

Fonte: Ascom Seed/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais