Currículo diferenciado para comunidade Quilombola

(Foto: Ascom Seed/SE)

A Secretaria de Estado da Educação (Seed), através do Departamento de Educação, por meio do Núcleo de Educação, Diversidade e Cidadania – SEED/DED/NEDIC, realizou o primeiro encontro pedagógico do ano. O evento que contou com a participação da equipe gestora, professores e lideranças da comunidade, aconteceu na Escola Estadual Quilombola Gilberto Amado, localizada na Comunidade Porto D'areia, no município de Estância.

Com o objetivo de construir uma proposta curricular diferenciada em atendimento ao que preconiza a legislação vigente sobre o trabalho pedagógico nas unidades escolares quilombolas, o encontro possibilitou uma ampla discussão sobre os caminhos a serem percorridos na elaboração da referida proposta e os obstáculos enfrentados pela escola na atualidade.

Com o tema "Desafios na Construção de uma Escola Verdadeiramente Quilombola – pensada pelos quilombolas para os quilombolas", a professora Maria da Conceição Mascarenhas, coordenadora do NEDIC/DED/SEED, afirma ser necessário, apesar dos entraves, que se olhe para a educação em comunidades tradicionais. "Esse olhar deve ser de forma diferenciada, respeitando sua história, a sua cultura  e principalmente a legislação que assegura o trabalho nas unidades escolares quilombolas", enfatizou.

Valorização da Cultura Quilombola

Ainda durante o encontro, o professor Edson Aragão, coordenador estadual da Educação Escolar Quilombola, falou sobre a importância do planejamento pedagógico e de uma proposta curricular construída pela comunidade escolar e local valorizando a história e cultura do povo quilombola. "É de suma importância que professores e alunos que estão nessas escolas atuem como pesquisadores", disse o coordenador.

Na oportunidade foi apresentada a proposta de elaboração de ‘Cadernos Pedagógicos para a Educação Escolar Quilombola'. Estes cadernos, divididos por área do conhecimento, serão elaborados pela equipe escolar e lideranças da comunidade, tendo o acompanhamento dos técnicos do NEDIC/DED/SEED atendendo o que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola.

O programa contribuirá favorecendo o trabalho do professor em sala de aula durante o ano de 2016 e fornecerá à escola subsídios para desenvolver uma identidade quilombola própria, pois será construída em parceria com a comunidade, valorizando e respeitando suas especificidades.

Fonte: Ascom Seed/SE

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