Seed realiza reunião sobre Programa de Avaliação 2015

Apresentação na sede da Seed (Foto: Eugênio Barreto)

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou na manhã desta quarta-feira, 18, uma reunião com os coordenadores do Programa Internacional de Avaliação (PISA). O encontro, que aconteceu no auditório Professora Hermínia Caldas, na sede da Seed, teve como objetivo, a organização do trabalho da escola em parceria com os coordenadores do PISA dessas unidades, para viabilizar com sucesso a aplicação da avaliação, mobilizando toda a comunidade escolar, através da realização deste programa de avaliação internacional em larga escala.

O diretor do Departamento de Educação (DED), professor Manuel Prado, abriu o evento falando sobre a importância de se desenvolver sistematicamente a cultura da avaliação do ensino. Para ele, o PISA é um dos inúmeros instrumentos colocados à disposição para mensurar a aprendizagem nas escolas e tem um papel muito específico dentro desse processo de avaliação das redes de ensino.

"Toda forma de avaliação é muito importante para que a gente possa pensar o nosso trabalho. Falando particularmente das escolas públicas estaduais, avalio que a gente tem feito isso, do ponto de vista coletivo, de maneira pouco sistemática. É preciso que as redes de ensino, sobretudo as redes públicas, construam uma cultura de avaliação e que cada escola também o faça, para que juntos, possamos desenvolver estratégias e fazer as escolas serem melhores para os alunos", disse.

Metas

 A reunião foi conduzida pela interlocutora do PISA em Sergipe, Joniely Moura, que explicou que este primeiro encontro visa à formação e transmissão dos conhecimentos para os coordenadores do PISA nas escolas. Segundo ela, a avaliação nas escolas será realizada no período de 04 a 29 de maio, e cada unidade de ensino terá suas datas próprias. "O INEP contratou um consórcio para executar todo esse processo de aplicação. E o papel da Seed é estar orientando, mobilizando, fazendo esse acompanhamento pedagógico. Esse encontro é para orientar os coordenadores de como acontecerá toda a logística e sistematização do PISA em suas escolas", explicou.

Participaram do encontro coordenadores de escolas dos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Simão Dias, Lagarto, Poço Verde, Itabaiana, Macambira, Capela, Rosário do Catete, Aquidabã, Japoatã, Malhada dos Bois, São Cristóvão, Santo Amaro das Brotas, Canhoba e Nossa Senhora da Glória

PISA em Sergipe

O estado de Sergipe estará participando com uma amostra de 33 escolas, sendo 16 estaduais, 11 municipais, uma federal e cinco escolas privadas, distribuídas entre vários municípios sergipanos contemplando as Diretorias Regionais de Educação: DEA, DRE-2, DRE-3, DRE-4, DRE-6 e DRE-8, onde serão realizadas as provas eletrônicas, ou seja, por meio de computadores.

O PISA 2015 terá o foco no letramento em ciências, já que em 2012 o foco foi a graduação em matemática. O Programa Internacional de Avaliação (PISA) é a maior avaliação internacional em educação e é conduzido no Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Essa avaliação acontece a cada três anos e é aplicada para estudantes na faixa dos 15 anos.

Fonte: Ascom Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais