A Secretaria de Estado do Esporte e do lazer – SEEL, através da Coordenadoria de Desporto, está cadastrando as entidades esportivas existentes no Estado, com objetivo de conhecer a realidade do desporto amador e profissional.
Segundo o professor Fernando Rocha, coordenador de desporto, o cadastramento visa manter uma interação da secretaria com as entidades confederada, federativas, associações e clubes existentes, no sentido de orientar, pesquisar, disciplinar os apoios, conhecer os calendários, para poder fomentar o desporto sergipano.
Através trabalho de pesquisa a Coordenadoria de Esportes constatou a existência no estado de Sergipe de 42 entidades desportivas entre federações, ligas, associações e clubes independentes. As entidades que até o momento já estão cadastradas na SEEL são: federações: Atlética dos Estudantes em Sergipe (FAES), desporto escolar, musculação, ciclismo, bodyboarding, escolinhas de futebol, xadrez, remo, aquática, skate, basquete, capoeira, karatê interestilos, futevôlei, atletismo, handebol, beach soccer, rodeio completo e liga de judô.
As entidades que estão com o processo de cadastramento em andamento, porém estão com pendências de documentação são: federações de: jiu-jitsu tradicional, jiu-jitsu olímpico, sergipana de karatê, taekwondo, pugilismo, ginástica, futsal, surf, judô, vôlei, futebol profissional e Federação das Associações Comunitárias e Esportivas dos Bairros de Aracaju (FACEBA).
Existem outras entidades que a SEEL sabe que existem, mas até o momento ainda não a procuraram para se cadastrar, são elas: Federações: sergipana de dama, futebol de mesa, squash, tênis de campo, triatlon, futebol society, tênis de mesa e full-contact. Também o Kennel Clube de Sergipe e a Associação Sergipana de Kart e a dos nadadores do estado de Sergipe.
A Confederação Brasileira de Handebol e a Confederação de Karatê Interestilos do Brasil, cujas sedes são itinerantes não precisam do cadastramento, mesmo sediadas em Aracaju. “As entidades que estão com pendências de documentação e as que ainda não manifestaram interesse em se cadastrar, a SEEL está de portas abertas para recebê-las o mais breve possível”, disse Fernando Rocha.
Para obter o Registro de Cadastramento às entidades devem apresentar os seguintes documentos em cópia autenticadas e registradas em cartórios, do Estatuto ou Contrato Social, da Certidão do Extrato do Estatuto, da Ata de Fundação da entidade, da Ata da última eleição da atual diretoria, Relação contendo os nomes do Presidente e vice com seus dados pessoais; Relação contendo os nomes e endereços dos seus filiados, Cópia do CNPJ e Ofício, solicitando cadastramento.