HAMBURGO (Reuters) – Equador e Alemanha são as duas primeiras seleções a se classificarem para as oitavas-de-final da Copa do Mundo, depois da vitória equatoriana por 3 x 0 sobre a Costa Rica nesta quinta-feira, em Hamburgo.
As duas equipes chegaram a duas vitórias em dois jogos, eliminando costarriquenhos, do técnico brasileiro Alexandre Guimarães, e poloneses, que perderam as duas partidas.
Com o resultado desta quinta-feira, o Equador lidera o Grupo A do Mundial, com seis pontos e cinco gols de saldo, contra três gols da anfitriã Alemanha, segunda colocada também com seis pontos.
A partida entre as duas equipes, na terça-feira, decidirá quem será o primeiro colocado do Grupo A.
O Equador começou a mostrar seu melhor futebol logo aos oito minutos. Após uma briga pela posse da bola, Luis Antonio Valencia cruzou na cabeça de Carlos Tenorio, que cabeceou livre para o gol e abriu o placar.
Os sul-americanos seguiram pressionando e chegavam com velocidade e facilidade perto da área adversária, enquanto os costarriquenhos demonstravam a mesma dificuldade para armar jogadas da derrota por 4 x 2 contra a Alemanha.
Entretanto, depois do bom começo, o jogo caiu de produção. As duas equipes tiveram dificuldades e não criaram boas chances de gol até os 42 minutos da etapa inicial, quando o habilidoso Valencia cruzou, a bola desviou na zaga e estava enganando o goleiro José Francisco Porras, que voltou e tirou a bola quase em cima da linha.
O lance acendeu o jogo e a Costa Rica chegou com perigo na jogada seguinte. Após cruzamento, Douglas Sequeira cabeceou livre na área, mas jogou para fora.
O Equador quase fez o segundo aos 46 minutos. Após cruzamento da direita, Agustín Delgado pegou mal na bola e perdeu chance na cara do gol.
No segundo tempo, a Costa Rica entrou com mais disposição e chutou com perigo aos cinco minutos. Ronald Gómez arriscou de fora da área e a bola passou perto da trave esquerda do goleiro equatoriano Cristian Mora.
Três minutos depois, em mais uma boa jogada de Valencia, o Equador quase ampliou. O jogador cruzou da direita e Delgado deu um voleio, obrigando Porras a fazer boa defesa.
Com mais qualidade, o Equador chegou ao segundo gol aos nove minutos. Delgado dominou a bola no peito e chutou entre o goleiro Porras e a trave, dando maior tranquilidade para a equipe.
A Costa Rica foi para o ataque e assustou o Equador aos 14 minutos. Mauricio Solís fez boa jogada e chutou de dentro da área. A bola ia para fora, mas o goleiro Mora espalmou para escanteio na dúvida.
Aos 25 minutos, o Equador balançou as redes novamente, mas o gol foi anulado. Kaviedes aproveitou bola vinda da esquerda e desviou para o gol, mas estava em posição de impedimento.
A Costa Rica ainda tentou diminuir, mas quem quase marcou foi Kaviedes, em chute forte de dentro da área aos 34 minutos.
A última chance da Costa Rica ocorreu aos 42 minutos. Alvaro Saborio chutou colocado no travessão.
Aos 47, Kaviedes aproveitou cruzamento da direita e tocou na saída do goleiro costarriquenho para fechar o placar em 3 x 0.
Equador: 12-Cristian Mora; 4-Ulises de la Cruz, 3-Iván Hurtado, 17-Giovanny Espinoza (2-Jorge Guagua), 18-Neicer Reasco; 8-Edison Méndez, 20-Edwin Tenorio, 14-Segundo Castillo, 16-Luis Antonio Valencia (6-Patricio Urrutia); 11-Agustín Delgado, 21-Carlos Tenorio (10-Iván Kaviedes).
Costa Rica: 18-José Francisco Porras; 3-Luis Marín, 4-Michael Umana, 15-Harold Wallace; 12-Leonardo González (16-Carlos Hernández), 8-Mauricio Solís, 10-Walter Centeno (13-Kurt Bernard), 20-Douglas Sequeira, 6-Danny Fonseca (19-Alvaro Saborio); 11-Ronald Gómez, 9-Paulo Wanchope.
Árbitro: Coffi Codjia (Benin)
Fonte: Yahoo Esportes