RIO DE JANEIRO – A Austrália está nas oitavas-de-final do Mundial. Num jogo muito equilibrado, a seleção da Oceania empatou em 2 x 2 com a Croácia, nesta quinta-feira, Gottlieb-Daimer-Stadion, em Stuttgart, terminando na segunda posição do Grupo F, com quatro pontos. Morre e Kewell assinalaram para os “Sooceros”, enquanto Srna e Kovac fizeram para os europeus, que com dois pontos, deram adeus à competição.
Na próxima fase da Copa do Mundo, a Austrália encara a Itália, nesta segunda-feira, às 12h (horário de Brasília), em Kaiserslautern.
Precisando da vitória a qualquer custo, a Croácia começou a partida de forma arrasadora. Logo com dois minutos, os europeus abriram o placar. Srna cobrou falta e a bola entrou no ângulo direito de Kalac, que nada pôde fazer.
O gol no início deixou a Austrália sem reação. Mas aos poucos a seleção da Oceania foi se recompondo. Aos nove, Viduka teve uma boa chance. Porém, o atacante acabou se atrapalhando e a zaga da Croácia tirou o perigo.
A Austrália continuava melhor em campo. Aos 16, uma tremenda blitz, Cahill ajeitou para Culina, que chutou e bola foi para escanteio. Na cobrança, Chipperfield arrematou e o goleiro Pletikosa defendeu com segurança.
A Croácia definitivamente resolveu recuar. Com isso, deu espaço para o adversário. Aos 29, o goleiro Pletikosa fez duas boas intervenções. No primeiro, defendeu a cabeçada de Cahill. Depois, o arremate de Kewell.
Com tanta pressão, o gol de empata era questão de tempo. Aos 38 minutos, após cruzamento para área, Tomas colocou a mão na bola. Pênalti, que Moore cobrou e converteu: 1 x 1.
Porém, dois minutos depois, a Croácia quase desempatou numa bobeada do goleiro Kalac, que soltou a bola na cobrança de escanteio de Srna. Aos 42, no último lance da etapa complementar, Prso fez boa jogada individual e chutou por cima do travessão.
O segundo tempo começou equilibrado. Precisando da vitória, a Croácia foi para cima e teve boas oportunidades com conclusões ao gol. Já a Austrália, que queria matar logo o jogo, também levava perigo nas jogadas em contra-ataque.
Só que a Croácia tinha um pequeno domínio. Aos oito minutos, Srna cobrou falta pela direita, Kovac, sozinho, mandou a bola de cabeça por cima do travessão. Mas aos 11, não teve jeito. O mesmo jogador fez boa jogada individual e chutou. Kalac falhou e ela entrou: 2 x 1.
Sendo eliminado com a derrota, o técnico da Austrália resolveu botar a sua seleção para frente. Aos 16 minutos, Guus Hiddink sacou o volante Grella e colocou o atacante Aloisi.
A equipe cresceu de produção. O goleiro Pletikosa entrou em ação e começou a salvar a Croácia. Aos 25, ele fez uma defesa sensacional num chute de Kewell. No minuto seguinte, salvou uma bola em cima da linha, após uma confusão dentro da pequena área croata.
A Croácia abdicou de atacar e só quis saber de contra-ataque. Guus Hiddink aproveitou e botou o time mais para frente. Tirou o lateral-esquerdo Chipperfield e botou o atacante Kennedy.
A pressão australiana era enorme. Aos 33, o gol de empate. Após cruzamento da direita, a bola passou por todo mundo, menos por Kewell. O jogador do Liverpool-ING fuzilou: 2 x 2.
Com a igualdade no placar, o desespero passou para o lado croata. Aos 39, Zlatko Kranjcar tirou o zagueiro Tomas e colocou o atacante Klasnic. Porém, aos 41, no desespero, Simic e Simunic foram expulsos. Não tinha tempo para mais nada: a vaga ficou com os australianos.
CROÁCIA 2 x 2 AUSTRÁLIA
Croácia
Pletikosa, Simic, Tomas (Klasnic) e Simunic; Srna, Tudor, Kovac, Kranjcar (Leko) e Babic; Olic (Modric) e Prso.
Técnico: Zlatko Kranjcar
Austrália
Kalac, Neill, Moore e Chipperfield (Kennedy); Culina, Grella (Aloisi), Sterjovski (Bresciano), Cahill e Emerton; Kewell e Viduka.
Técnico: Guus Hiddink
Data: 22/6/2006 (quinta-feira)
Local: Gottlieb-Daimer-Stadion, Stuttgart (ALE)
Árbitro: Graham Poll (ING)
Assistentes: Philip Sharp (ING) e Glenn Turner (ING)
Cartões amarelos: Pletikosa, Simunic, Simic e Tudor (Croácia). Emerton (Austrália).
Cartões vermelhos: Simic e Simunic (Croácia). Emerton (Austrália).
Gols: Srna, aos 2 minutos; e Moore, aos 38 minutos do primeiro tempo. Kovac, aos 11 minutos; e Kewell, aos 33 minutos do segundo tempo.
Fonte: Yahoo Esportes