Para equilibrar contas, prefeituras prejudicam serviços

Prefeito de Capela (foto), Sukita, disse que está contendo despesas 

Poucos dias após as Eleições 2012, denúncias relacionadas a diversos prefeitos não param de chegar à redação do Portal Infonet.  As queixas partem de internautas e servidores que acusam os gestores de prejudicar a população na hora de equilibrar as contas para repassarem a folha aos prefeitos eleitos.

No município de Capela, distante 66 km da capital, servidores da saúde denunciam atraso nos pagamentos dos salários e suspensão dos ônibus que fazem o transporte até os postos de trabalho. Segundo o presidente do Sintasa, Augusto Couto, somente os agentes comunitários estão com os salários atrasados. “Praticamente todos os servidores da saúde do município estão sem receber dinheiro. Vamos conversar com o promotor Alexandre Oliveira para que possamos fazer uma denúncia ao Ministério Público Estadual (MPE)”, explica.

Augusto Couto conta que o problema com o transporte dos servidores começou na última quinta-feira, 11. “Muitas pessoas estão sem ir trabalhar porque não tem como chegar até o local. Outros estão sendo obrigados a usar os carros do transporte alternativo e pagar passagem do próprio bolso”, lamenta.

Para o presidente do Sintasa, os problemas com a saúde estão relacionados com a perda do mandato do atual prefeito da cidade, Manoel Messias Sukita. “Agora que perdeu as eleições, o prefeito não quer mais saber de nada. Ele não se manifesta e não recebe os trabalhadores. Nunca faltou transporte para os trabalhadores, mas depois que ele perdeu as eleições, isso aconteceu”, questiona.

Manoel de Rosinha, prefeito de Porto da Folha (foto), disse que pagamento será efetuado

Questionado sobre o problema, o prefeito Sukita se limitou a dizer que em outra oportunidade havia esclarecido a falta de pagamento, mas que os salários já estão sendo pagos. Ainda de acordo com ele, por motivo de contenção de despesas, o transporte foi suspenso. “Se estamos com dificuldade de pagar salários, como vamos manter serviços que não essenciais, sendo que temos que entregar a prefeitura em dois meses? Indaga o prefeito.” A prioridade agora é o alimento”, completa.

Porto da Folha

Em Porto da Folha, distante 183 km de Aracaju, são os professores que sofrem com os salários atrasados. Embora denúncias apontem a não reeleição do atual prefeito como a principal causa do problema, a coordenadora da sub-sede do alto sertão, Palmira Britto, esclarece que a situação não é de cunho eleitoral, mas já persiste há aproximadamente dois anos.

“Os salários chegam sempre atrasados. No lugar de recebermos no dia 30, só temos o salário no dia 20 ou 30 do mês seguinte. Atualmente, recebemos o mês de agosto, mas o salário de setembro continua atrasado”, explica.

Ainda de acordo com Palmira Britto, professores do município estão reunidos na manhã desta terça-feira, 16, na sede MPE no intuito de solucionar o problema. “A prefeitura alega não ter recursos suficientes para pagar toda a folha, mas temos esperança de que vamos resolver a situação”, diz.

Em Itabaiana diversos funcionários foram exonerados

Em conversa com o Portal Infonet, o prefeito de Porto da Folha, Manoel de Rosinha, garantiu que o pagamento dos salários é regularizado até o dia 10 de cada mês. “O que aconteceu é que houve uma queda na arrecadação do município nos meses de julho, agosto e setembro. Como a folha é alta, isso implicou no atraso do salário do mês de setembro que só deve ser pago no dia 20 de outubro”, justifica.

Itabaiana

Em Itabaiana, distante 51 km de Aracaju, o Prefeito Luciano Bispo, não conseguiu reeleição para o quinto mandato, anunciou na última quinta-feira, 11, que centenas de comissionados seriam exonerados. A justificativa seria a redução dos custos para atualização da folha salarial.

Para confirmar o número de exonerados e o motivo para tal atitude, a equipe do Portal Infonet tentou, durante toda a manhã, contato com Luciano Bispo, no entanto, as ligações não foram atendidas. Continuamos à disposição para esclarecimentos através do email jornalismo@infonet.com.br e (79) 2106 8000.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais