![]() |
Solenidade ocorreu no Palácio Museu Olímpio Campos (Fotos: Portal Infonet) |
Os ex-governadores Lourival Batista e Paulo Barreto foram homenageados na tarde desta terça-feira, 30, durante a solenidade do projeto ‘Aniversário dos Ex-Governadores’ que ocorreu no Palácio Museu Olímpio Campos. A iniciativa que contou com palestra do conselheiro e vice-presidente do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE), Carlos Pina de Assis, também terá nesta quarta-feira, 31, uma mesa redonda em homenagem ao ex-governador Luiz Garcia.
Nascido em 3 de outubro de 1915, o médico Lourival Batista governou Sergipe entre os anos de 1971 e 1975. Já o engenheiro civil Paulo Barreto Menezes, nascido em 9 de outubro de 1925, foi governador de 1967 à 1970.
![]() |
Paulo Barreto governou Sergipe nos anos de 1967 a 1970 |
“Foram governos importantes, sobretudo porque foram complementares apesar de serem realizados por pessoas de temperamentos e formações técnicas diferentes. Eles conseguiram se afinar de tal forma que isso possibilitou que Sergipe desse um passo imenso em direção ao futuro. O desenvolvimento do Estado que já vinha sendo construído nos governos anteriores foi turbinado nesses dois mandatos. Foi nessa época que se criou o Centro Industrial de Aracaju, o estádio Lourival Batista e a instalação do governo do Estado no edifício Estado de Sergipe, chamado Maria Feliciana”, detalha Carlos Pinna.
Ainda de acordo com Carlos Pinna, mesmo fazendo parte de um passado, os acontecimentos dos governos de Lourival e Paulo são atuais para administração pública. “Foi um momento de muita ebulição administrativa e financeira decorrentes dessa coordenação entre dois governos, onde um complementou o outro, um inspirou o outro, e ambos trabalharam em favor da população de Sergipe”, elogia.
![]() |
Felipe Batista representou o avô, Lourival Batista |
Satisfação
Para Felipe Batista, o evento é importante por relembrar trajetória de grandes nomes do cenário político serigpano. “Fico honrando em saber que meu avô está sendo lembrado e homenageado não só por companheiros da época, mas pelos mais novos também. Acredito que os dois governos contribuiram para estruturação de Sergipe, pois trouxeram muitas obras a exemplo do Batistão, Constâncio Vieira e do Tribunal de Contas”, destaca.
Os feitos relacionados à educação também orgulham a família de Paulo Barreto Menezes. “Ele deixou 97 escolas em pleno funcionamento e depois de 40 anos este fato ser relembrado é muito gratificante para nós”, diz o filho do governador, Paulo Barreto Filho.
![]() |
Paulo Barreto Filho falou sobre o legado deixado pelo governo do seu pai |
Participações
O evento iniciado com a palestra de Carlos Pinna de Assis contou com a presença de Paulo Barreto e do neto de Lourival Batista, Felipe Batista Prudente, além de amigos, familiares e alunos das escolas estaduais Lourival Batista e 8 de Julho.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B