![]() |
Prefeito faz desabafo para criticar conselheiro em discurso (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet) |
A Prefeitura de Aracaju já decidiu: haverá festa de réveillon na Praia de Atalaia e o Centro da cidade receberá a tradicional natalina a partir do dia 15 de dezembro. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 26, pelo prefeito Edvaldo Nogueira, em entrevista coletiva concedida no Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos.
Na semana passada, o prefeito sinalizou com a possibilidade de sacrificar a decoração e também a festa da praia para saudar o ano novo em decorrência da escassez de recursos. A reação do prefeito preocupou lojistas e deixou a população contrariada.
Até o conselheiro Clóvis Barbosa reagiu, considerando estranho o prefeito anunciar que deixaria as contas saneadas com dinheiro em caixa para o sucessor João Alves Filho e, em contrapartida, sacrificaria a decoração e o réveillon.
E não soaram bem aos ouvidos do prefeito Edvaldo Nogueira as declarações do conselheiro Clóvis Barbosa. Ao anunciar a decisão da PMA em decorar o centro comercial para as festas natalinas, Nogueira fez um desabafo, em discurso, sem revelar o nome do conselheiro. “Meu sentimento é que políticos estão conspirando contra a nossa administração”, considerou o prefeito. Para, em seguida, fazer referência às declarações do conselheiro, considerando que as críticas vinham de “vozes inusitadas, de pessoas que deveriam honrar os cargos que ocupam”.
|
Samuel Schuster parabeniza prefeito |
No entanto, na entrevista coletiva que concedeu logo depois, Edvaldo Nogueira admitiu que o conselheiro em questão seria realmente Clóvis Barbosa, mas que ele preferia não responder às críticas. “São declarações tão estapafúrdias que eu não vou responder”, reagiu, no primeiro momento. “São declarações que revelam um certo destempero, não sei o que está acontecendo com ele. Tenho muito respeito pelo conselheiro, mas acho que ele está com algum problema. Vou perdoá-lo”, disse, aos jornalistas.
Para Nogueira, as declarações de Clóvis Barbosa ultrapassam os limites de um conselheiro do TCE. “É como se ele fosse líder da oposição. Na Câmara, o líder da oposição teve uma atitude mais complacente”, considerou. “É uma atitude malidicente de criar confusão. Não vou deixar ninguém sentar na minha cadeira até o dia 31 [de dezembro], assim como não vou sentar na cadeira de ninguém depois do dia primeiro [de janeiro]”, avisou.
Segundo o prefeito, as agressões não partiram exclusivamente do conselheiro do Tribunal de Contas. Ele revelou que outras pessoas, que incluem políticos, também estão aproveitando o momento para desestabilizá-lo, com os olhos nas eleições de 2016. “Chegaram a dizer que eu não iria fazer réveillon para não fazer festa para João Alves”, disse. “E eu não estou preocupado com 2016”.
Ouvido pelo Portal Infonet, o conselheiro Clóvis Barbosa ratificou opinião, considerando estranho o prefeito anunciar que os cofres estariam “cheios de dinheiro” para ventilar a possibilidade de deixar para trás a tradição da decoração natalina. “Mas, ele falou que iria fazer a decoração?”, interrogou. E, diante da afirmativa da reportagem do Portal Infonet, Clóvis reagiu: “Então está resolvido”.
Decoração
Na coletiva, o prefeito Edvaldo Nogueira informou que a Prefeitura fará a decoração natalina no Parque da Sementeira, no Centro da cidade e em parte da Orla. Medida que só foi viabilizada em função da parceria que a PMA conseguiu firmar com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) e com a Energisa, mas os valores dos investimentos não foram citados.
O prefeito justificou que, antes de optar pela decoração, preferiu garantir o pagamento dos salários dos servidores. Na coletiva, Edvaldo Nogueira garantiu que os salários estarão pagos até o dia 29 deste mês, o que o deixou tranquilo para definir pela decoração da cidade. Os problemas financeiros, segundo o prefeito, são decorrentes da perda de receita, em montante avaliado em R$ 30 milhões nos últimos três meses, fruto da redução dos repasses relativos ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
A decoração da cidade, segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, começa a ser montada na próxima quinta-feira, 29, e só deverá estar pronta no dia 15 de dezembro. O Centro da cidade, no cruzamento dos calçadões das ruas Laranjeiras e João Pessoa, terá a Casa de Papai Noel, árvore de natal com 5 metros, dois portais e guirlandas e as árvores da praça Fausto Cardoso serão decoradas com figuras em movimento.
Os arcos da orla, na Praia de Atalaia, receberão um back-ligth de um presépio. Já a decoração do Parque da Sementeira deverá ser concluída no dia 8 de dezembro. Naquele dia, a partir das 17h30, a PMA promoverá show com uma banda de jazz e apresentação da Orquestra Sinfônica de Sergipe e Coro Sinfônico.
Ao final da apresentação do projeto para decorar a cidade, o prefeito Edvaldo Nogueira recebeu os cumprimentos do empresário Samuel Schuster, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que fez questão de parabenizá-lo pela decisão. Aos jornalistas, Schuster revelou que a classe empresarial ficou preocupada e triste com a possibilidade da PMA suspender a decoração natalina no centro da cidade e, hoje, demonstraram alívio com o anúncio do prefeito.
Réveillon
O prefeito Edvaldo Nogueira não anunciou detalhes, mas garantiu realizar a festa de réveillon na Praia de Atalaia, com a tradicional queima de fogos. Ele informou que na próxima semana, até a quarta-feira, 28, volta a se reunir com a imprensa para anunciar as atrações.
Ele revelou que a prefeitura está tentando fechar contrato com um artista nacional. “Haverá uma grande atração nacional, estamos tentando fechar o contrato e teremos, como sempre fizemos, um réveillon de alegria, disposição e bom gosto”.
Por Cássia Santana
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B