Itabaiana: Tumulto marca posse de prefeito e vereadores

Vardo da Lotérica começa lendo sob orientação do ponto eletrônico no ouvido (Fotos: Gilson de Oliveira)

O clima esquentou no primeiro dia do ano na Câmara Municipal de Itabaiana, após o vereador Arivaldo de Rezende, conhecido como Vardo da Lotérica (PR), não ter após várias tentativas, conseguido ler o Termo de Posse do prefeito Valmir de Francisquinho (PR) e dos 11 colegas eleitos em 7 de outubro de 2012. Apesar de contar com a ajuda do ponto eletrônico por meio de fones de ouvido, ele começou trocar palavras.

A situação gerou um princípio de tumulto no plenário, seguido de vaias e gritos e Vardo da Lotérica não pensou duas vezes: após ameaçar acionar a polícia, encerrou a sessão e marcou uma nova para às 10h desta quarta-feira, 2.

“Pelo Regimento Interno da Câmara, a sessão deverá ser presidida pelo vereador mais velho, no caso, Vardo da Lotérica. Só que ele iniciou a sessão com um ponto no ouvido com uma pessoa orientando. Mesmo assim não conseguia ler o Termo de Posse e começou a trocar as palavras, entre elas, solenidade por sociedade, causando risos. Foi quando ele se exaltou e disse que chamaria a polícia e o tumulto foi formado”, conta o vereador Roosevelt Santana (PSB).

Vereador mais velho se exaltou após as vaias e gritos na sessão de posse

Ainda de acordo com Roosevelt Santana, o colega de Parlamento feriu o Regimento Interno quando convocou a candidata a secretária da Mesa Diretora, Ivoni Andrade para assumir os trabalhos.

“Ela não podia fazer isso porque ainda não tinha acontecido a eleição da Mesa Diretora, foi quando nós alertamos e ele convocou o segundo vereador mais velho, Paulo Messias (PMDB), que se negou a empossar o prefeito e os vereadores. O prefeito Valmir de Francisquinho foi empossado pelo terceiro mais velho, o Moacir Santana (PR), mas a informação é de que não valeu por isso a convocação da nova sessão para hoje, apesar de que o prefeito já está despachando", ressalta Roosevelt Santana.

A nova sessão marcada para esta quarta-feira na Câmara Municipal de Itabaiana promete até porque o próprio Vardo da Lotérica [que é candidato a presidência da Câmara Municipal de Itabaiana] é quem deverá presidir os trabalhos.

Roosevelt Santana (Foto: TRE/SE)

O Portal Infonet tentou ouvir o vereador Arivaldo de Rezende por telefone. Na primeira tentativa, ele atendeu, mas após a identificação, a ligação foi finalizada e depois o celular ficou fora da área de serviço. O Portal continua a disposição do parlamentar pelo telefone (79) 2106-8000 ou pelo e-mail: jornalismo@infonet.com.br.

Por Aldaci de Souza

       

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais