![]() |
(Foto: Ascom Canindé) |
Ontem, 20, o prefeito de Aracaju João Alves Filho, um dos maiores especialistas brasileiro em recursos hídricos, fez uma palestra na cidade de Canindé de São Francisco cujo tema foi “Água! O tesouro do sertão”. O palestrante mostrou em vídeo a situação em que se encontra o baixo Rio São Francisco ate a foz.
Na abertura do encontro o prefeito Heleno Silva resaltou a preocupação com o atual nível assoreamento do rio e da falta de investimentos do governo federal PA sanar a situação. “Nós não podemos deixar que o rio da integração nacional morra. É triste ver hoje locais que antes se podia trafegar com barcos hoje se poder fazer travessia a pé”.
João Alves informou que no mês de fevereiro fez um sobrevou no percurso do baixo São Francisco e ficou preocupado com a situação que encontrou. Ainda segundo ele, técnicos do governo federal informaram que o rio não terá mais do que 4 anos de vida. “Se o Rio São Francisco morrer, o que vai acontecer? Ele morre a partir da foz e morrendo a partir de lá, será a maior tragédia da história das Américas, em termos de catástrofes”.
Caso se confirme a previsão anunciada onde durante a palestra, um milhão e duzentos mil sergipanos vão ficar sem água e mais quinhentos mil alagoanos.
Fonte: Ascom/Canindé-SE
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B