![]() |
Vera Lúcia lança cartilha "Luta Mulher" (Foto: Portal Infonet) |
Luta Mulher. Foi com este slogan que Vera Lúcia, presidente do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), lançou a cartilha que resume os principais pontos do programa do partido sobre a questão da mulher. Entre os temas, o conceito de machismo, sexualidade e conhecimento da mulher sobre seu próprio corpo e a violência contra a mulher.
De acordo com Vera Lúcia, apesar de a ideologia do machismo não ter surgido na sociedade capitalista, este sistema se utiliza do conceito ideologia pra intensificar sua dominação sobre as mulheres. “A média salarial das mulheres é 30% menor do que a dos homens. Dados também mostram que se a mulher é negra, ela é mais explorada”, diz.
“Se por um lado, a ida da mulher ao mercado de trabalho permite a sua emancipação e sua autonomia financeira, por outro, sobre ela recai a sobrecarga da dupla jornada de trabalho. Além do mais, as condições de trabalho para elas são mais difíceis, pois as profissões tipicamente femininas são de menor remuneração”, explica Vera Lúcia.
![]() |
Cartilha pode ser adquirida na sede do PSTU |
Para Vera Lúcia, embora as mulheres precisem ser vanguardas nesta luta, é impossível combater o machismo sem a presença dos homens. “Os homens também precisam lutar contra o machismo. Quando você luta por creche, é o filho do homem e da mulher que vai está em segurança, quando luta pela lavanderia e restaurante públicos é para que a mulher se livre dessa sobrecarga, pois significa dizer q companheira terá mais tempo de fazer tempo pra se aprimorar mais”, revela.