Vereador quer auditar valor da tarifa de transporte

Iran Barbosa: reajuse inoportuno (Foto: Cássia Santana/Portal Infonet)

Auditoria no valor atual da tarifa dos transportes públicos da região metropolitana, reformulação da lei que regulamenta a planilha de custo que exerce influência sobre o valor da passagem dos coletivos e inclusão de representação dos usuários do sistema de transporte coletivo no Conselho Administrativo da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju. Estas são as sugestões encaminhadas pelo vereador Iran Barbosa (PT) à Prefeitura de Aracaju, que devem ser realizadas, na ótica do parlamentar, antes do prefeito definir e autorizar o reajuste da tarifa.

Para Iran Barbosa, seria inoportuno o reajuste neste momento. Ele garante que dispõe de dados que revelam que o valor da tarifa sofreu reajuste em percentuais bem acima dos índices inflacionários e dos reajustes de salários concedidos aos trabalhadores das empresas que exploram o sistema na região metropolitana. "Se for confirmado o aumento das passagens em torno de 30%, percentual solicitado pelos empresários, Aracaju será a capital brasileira com a maior majoração na passagem do transporte coletivo, e, consequentemente, Aracaju continuará sendo uma das cidades com a tarifa mais cara", analisou.

De acordo com o parlamentar, entre os anos de 2005 a 2015, o reajuste acumulado sobre o valor da tarifa ficou em 88,57%, enquanto que o acumulado para a evolução da inflação foi de 59,02% e para a variação dos salários dos trabalhadores e motoristas foi de 70,5%, no período. “O que mostra que o valor do reajuste da tarifa está sendo sempre superior", analisou Iran Barbosa.

O parlamentou protocolou requerimento, propondo realização de audiência pública para debater sobre a Tarifa do Transporte Coletivo na Cidade de Aracaju e Região Metropolitana. "É muito importante a presença dos usuários do transporte coletivo e da população em geral para debatermos sobre este aumento”, opina o vereador.

A Secretaria Municipal de Comunicação confirmou que a Prefeitura de Aracaju está analisando o pleito do empresariado e que o reajuste deverá ser aplicado ainda neste mês. Mas o índice só será definido depois que a equipe técnica concluir os estudos da planilha.

Por Cássia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais