(Foto: Arquivo Infonet) |
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) promove a décima quarta edição da Campanha da Voz. Organizada pelo núcleo de Fonoaudiologia do Campus Antônio Garcia Filho, em Lagarto, o evento acontecerá entre os dias 19 de março e 19 de abril e terá ações distribuídas em todos os campi da Universidade. O objetivo do projeto é discutir a importância da voz e orientar à comunidade sobre os cuidados necessários para se ter uma voz saudável e expressiva. “Seja amigo da sua voz” é o tema da campanha deste ano, que contará com a participação de profissionais, docentes e estudantes da UFS.
O debate sobre a o cuidado e aprimoramento da voz ganha importância a cada ano, haja visto que o número de trabalhadores que dependem desse instrumento vem aumentando, o oposto do que vem acontecendo com o número de trabalhadores braçais. Como resultado, percebe-se nos consultórios a elevação do número de queixas de pacientes com problemas como rouquidão, perda de voz, dificuldades ou cansaço para falar.
Estima-se que de 5 a 8% da população tenha alguma destas alterações vocais, que chegam a atrapalhar a comunicação. O maior risco é para os professores, porém, de acordo com o professor Rodrigo Dornelas, um dos coordenadores da Campanha, cantores, atores, e até mesmo operadores de telesserviços fazem parte do grupo mais preocupante. Ainda segundo o professor, a rouquidão pode ser um sintoma indicativo de câncer de laringe, doença decorrente do abuso de cigarro e de bebidas alcoólicas.
Fonte: UFS
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B