(Foto: Arquivo Portal Infonet) |
Nesta quarta-feira, 10, a cidade de Aracaju receberá a nata da medicina intensiva brasileira para o maior evento das regiões norte e nordeste sobre a especialidade. A terapia intensiva é multidisciplinar e agrega temas referentes aos procedimentos praticados nas unidades de terapia intensiva (UTI). O 9º CONNEMI – Congresso Norte-Nordeste em Medicina Intensiva reunirá no Centro de Convenções de Sergipe mais de 400 participantes vindos dos 14 estados das regiões envolvidos na organização desse importante encontro.
Ao todo serão mais de 100 profissionais palestrantes para ministrarem as aulas. Os temas serão variados e todos de grande impacto para a melhoria das práticas nas unidades de terapia intensiva. Destaque um dos assuntos mais polêmicos nos últimos dias, devido ao caso da médica acusada de homicídio em uma UTI em Curitiba, a Ortotanásia, ou a Terminalidade da Vida.
Outro importante tema será a RDC-07 (Resolução Diretiva do Colegiada) da Anvisa, que determina os padrões mínimos para o funcionamento de uma UTI. Para falar sobre o tema foi convidado o presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), Dr. José Mario Teles.
O documento foi publicado em fevereiro de 2010 e as UTIs tiveram três anos para implantar as medidas solicitadas. “Foi o resultado de anos de luta da categoria que ainda não contava com uma regulação que trouxe regras mínimas para abertura e funcionamento das UTIs brasileiras. É uma grande conquista, uma vez que já conseguimos melhorar, em muito, a assistência e qualidade no atendimento oferecido aos pacientes”, disse o Dr. José Mário Teles, presidente da associação.
Entre as medidas, passa a ser obrigatório que o responsável técnico (chefe ou coordenador médico) deve ter título de especialista em Medicina Intensiva para responder por UTI Adulto; habilitação em Medicina Intensiva Pediátrica, para responder por UTI Pediátrica; título de especialista em Pediatria com área de atuação em
Neonatologia, para responder por UTI Neonatal.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B