Raiva: quase 100 mil animais foram vacinados em Sergipe

A técnica responsável pelo programa da Raiva da SES, Monique Santana (Foto: Ascom SES)

A Campanha de Vacinação contra a Raiva teve início no dia 15 de setembro e segue até 24 de outubro. Em Sergipe, já foram vacinados 79.771 cães e 20.081 gatos. Antes da data de início da campanha foram distribuídas 330 mil doses da vacina para os 75 municípios.

A meta é vacinar 80% da população canina do Estado, que tem 252.835 cães, segundo dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) do Ministério da Saúde.

De acordo com a técnica responsável pelo programa da Raiva da SES, Monique Santana, cada município pode escolher o "Dia D" de vacinação em seus territórios e a população não deve deixar de levar os animais para receber a dose.

"A vacina será aplicada somente em animais domésticos, cães e gatos. Os animais silvestres não podem receber a dose. A vacina, além de proteger os animais, é proteção para a saúde da população. Se um animal com Raiva morde ou arranha uma pessoa, esta contrairá a doença. Em quase 100% dos casos a Raiva é letal", alertou a técnica da SES.

"A vacinação é gratuita e é um procedimento rápido e seguro. Mesmo se não puder levar o cão ou gato no 'Dia D", o proprietário do animal deve procurar a Secretaria da Saúde do Município onde reside para que a vacina seja aplicada. O importante é que os animais sejam imunizados", destacou Monique Santana.

"Os municípios devem intensificar o chamamento da população para levar seus animais para vacinar e levar a vacina para locais mais distantes, a exemplo de povoados, para que nenhum animal deixe de ser imunizado", complementou a técnica.

Os principais sintomas da doença nas pessoas e nos animais são a mudança de comportamento, a não alimentação, salivação excessiva e, nos seres humanos, especificamente, causa paralisia muscular e alucinação.
Em Sergipe, de 2009 a 2014 foi registrado, em cada ano, um caso de raiva em cachorro. Em 2011 há registro de apenas um gato acometido pela doença. No ano de 2005 foi registrado o último caso de raiva em humanos no Estado.

Entre os 75 municípios sergipanos, 24 ainda não iniciaram a campanha ou não começaram a alimentar o SI-PNI, que fornece os dados da campanha. São eles: Cristinápolis, Umbaúba, Carira, Frei Paulo, Moita Bonita, Nossa Senhora Aparecida, Pinhão, São Domingos, Japaratuba, Pirambu, Siriri, Feira Nova, Gararu, Itabi, Monte Alegre de Sergipe, Poço Redondo, Canhoba, Cedro de São João, Malhada dos Bois, Neópolis, São Francisco, Telha, Poço Verde e Tobias Barreto.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais