Oficinas vão trabalhar a arte de Arthur Bispo do Rosário

Reprodução de obra de Arthur Bispo
Com mais uma ação intersetorial entre as Secretarias de Estado da Inclusão Social (Seides), Cultura, Gabinete da Primeira-Dama e Banese, o Governo do Estado, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SE), realiza duas oficinas paralelas pertencentes as atividades do Projeto Bispo do Rosário. As atividades serão abertas logo mais às 19h desta sexta-feira, 12, com exibição do filme “O Prisioneiro da Passagem”, de Hugo Denizart, e palestras do diretor de arte e pesquisador Sergio Silveira e o diretor teatral Lindolfo Amaral, do grupo Imbuaça.

As oficinas dão início a uma articulação de diferentes áreas do Governo do Estado em torno da figura de Arthur Bispo do Rosário, cujo centenário de nascimento ocorre em 2009. A idéia é desenvolver ações de divulgação de sua vida e obra e de geração de renda em comunidades artesanais e cooperativas para produção de miniaturas e peças inspiradas em seu trabalho, além de mostras itinerantes das réplicas das obras produzidas para o filme “O Senhor do Labirinto”, rodado em Sergipe e que será lançado no final de 2009.

As oficinas são destinadas prioritariamente a multiplicadores, instrutores e técnicos das secretarias e órgãos do Governo do Estado como as secretarias de Saúde, Educação, Trabalho, Meio Ambiente e Emdagro. Através das oficinas, serão elaboradas ações e outros subprojetos junto aos públicos-alvos específicos de cada pasta. As pessoas atendidas em programas e projetos da Seides também terão participação garantida, para que possam multiplicar o conhecimento apreendido junto a suas comunidades e participar de outras ações relacionadas a Bispo do Rosário desenvolvidas pelos órgãos governamentais e parceiros.

As atividades das oficinas serão elaboradas a partir das peças produzidas para o filme “O Senhor do Labirinto”, que farão parte de mostras itinerantes pelo interior do estado e das mostras permanentes a serem montadas no Centro de Arte e Cultura da Orla de Atalaia e do Memorial Arthur Bispo do Rosário, que será implantado em parceria com a Energisa na Galeria de Artes da Orla de Atalaia.

As oficinas serão ministradas por Sérgio Silveira e Lana Benigno, que integraram a equipe técnica do filme “Senhor do Labirinto”. Sérgio vai ministrar a Oficina de Reconhecimento da Arte de Bispo do Rosário, e Lana ficará encarregada da Oficina de Técnicas de Ilustração e Bordado utilizadas pelo artista.

A metodologia contará com a apresentação de filmes, fotos, palestras e aulas práticas. As oficinas serão ministradas no Centro de Criatividade, no bairro Getúlio Vargas. Elas acontecem simultaneamente, têm vagas para 30 alunos, com carga horária de 40 horas/aula divididas em 3 horas diárias, das 14h às 17h, entre os dias 15 de dezembro e 9 de janeiro. Na oportunidade, peças do artista serão restauradas para fazer parte da Exposição do Banese e do Acervo Fixo do Memorial Arthur Bispo do Rosário, que funcionará na Galeria de Arte da Orla da Atalaia.

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais