Com o objetivo de levar a arte às ruas da cidade foi lançado o projeto “Caju na Rua”, na manhã desta sexta-feira, 11, no mirante da praia 13 de Julho. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, esteve presente na inauguração junto com o idealizador do projeto, Fábio Sampaio, a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, além de secretários e os artistas plásticos que participam do projeto. Prefeito e outras autoridades lançam o Caju na Rua (Fotos: Portal Infonet)
Ao todo, são 11 cajus espalhados pela cidade, 10 deles patrocinados pela Prefeitura de Aracaju e um pela empresa Celi. Os artistas sergipanos responsáveis pela arte nos cajus são Elias Santos, Allan Adi, José Fernandes, Cruz, Edidelson, Hortência Barreto, Ana Denise, Madureira, João Valdênio e Eduardo Fabião.
O prefeito ressaltou a importância de apoiar um projeto como esse. “É mais uma atração turística para Aracaju. Visitar a cidade será também visitar os cajus”, disse Edvaldo Nogueira, parabenizando os artistas pelo trabalho artístico. Após apresentação e inauguração do “Caju na Rua”, os organizadores seguiram na Marinete do Forró para todos os pontos da cidade onde os cajus foram instalados.
A artista plástica Hortência Barreto, que pintou o caju localizado no mirante da 13 de Julho, explica que a arte aplicada em seu caju foi fruto de pesquisa sobre os bordados e rendas, tradicionais no estado. “ Eu juntei a poética com o bordado, adicionei formas contemporâneas a ele como símbolos e resultou nesta pintura”, disse a artista, realizada por estar participando de um projeto como esse. Edvaldo Nogueira inaugura o caju pintado pela artista Hortência Barreto, ao lado
Projeto “Caju na Rua”
O projeto, idealizado pelo artista plástico Fábio Sampaio, implantou cajus pintados por artistas locais em 11 pontos da cidade como forma de transformar Aracaju num museu a céu aberto, segundo o idealizador. Além de idealizador, Fábio também ficou responsável por um caju, que fica localizado na Alameda das Árvores, no bairro Luzia.
“A minha ideia surgiu a partir do projeto ‘Cow Parade’[projeto em que vacas pintadas por artistas plásticos foram espalhadas por todo o Brasil]. Conversei com os organizadores e eles gostam da idéia de fazer a mesma intervenção, mas nesse caso com cajus”, explicou o artista plástico. Fábio Sampaio informou que o objetivo é criar uma intervenção urbana, para que se discuta a arte nas ruas. Fábio Sampaio, idealizador do projeto Caju na Rua
Locais
O projeto “Caju na Rua” está presente em 11 pontos da cidade: Mirante da 13 de Julho, Mercado, Colina do Santo Antônio, Parque da Sementeira, espaço em frente ao Parque dos Cajueiros, Alameda das Árvores, Farol de Aracaju, Aeroporto, Passarela do Caranguejo e Centro de Cultura e Arte J. Inácio.
Por Danielle Menezes
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B