![]() |
A mostra será aberta às 20h do dia 19 de agosto (Foto: Funcaju) |
Um total de 58 fotografias que retratam o folclore sergipano foi selecionado para compor o 3° Salão de Fotografia de Aracaju, evento realizado pela Galeria de Artes Álvaro Santos (GAAS), unidade da Secretaria Especial de Cultura (SEC/Funcaju). A mostra será aberta às 20h do dia 19 de agosto, data em que é celebrado o Dia Mundial da Fotografia.
De acordo com o diretor da galeria, Luiz Adelmo, as fotografias que compõem o salão foram selecionadas dentre 93 inscritas. "Este ano o evento tem como tema ‘Sergipe sua cultura, seu folclore'. Das fotos selecionados pelo júri, as três primeiras serão premiados com valores entre R$ 1,5 mil e R$ 2,5 mil", informa. Além de comemorar o Dia Mundial da Fotografia, o salão também lembra o Dia do Folclore, 22 de agosto.
Ao longo de um mês, fotógrafos amadores e profissionais tiveram a oportunidade de inscrever até duas fotos no concurso, que tem como objetivo incentivar e prestigiar a prática da modalidade artística. O 3º Salão de Fotografia Aracaju teve 53 amantes da arte dos cliques inscritos, destes, 39 foram selecionados. "O número de fotos inscritas totalizou 93. Foram escolhidas 58 fotografias, sendo 19 inscritos com duas fotos e 20 com uma".
A seleção das fotos foi feita pelo júri, composto pela professora universitária e fotógrafa Janaína Couvo; pela jornalista e cinéfila Suyene Correia, e o repórter fotográfico Silvio Rocha, que integra a equipe da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom) Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).
De acordo com Luiz Adelmo, diretor da galeria e curador do evento, o nível das fotos inscritas está muito alto. "A cada ano, as fotos selecionadas evoluem em técnica e em qualidade. Garanto que quem vier apreciar a exposição terá uma grande aula sobre o folclore sergipano".
Luiz Adelmo destaca ainda a importância da iniciativa da SEC/Funcaju e da Prefeitura de Aracaju em fomentar a fotografia. "O Poder Executivo Municipal, com mais essa ação, mostra sensibilidade e compromisso em estimular a arte e a cultura".
Fonte: AAN