Maria defende registro e o diagnóstico precoce do câncer

Ela ainda elogiou o trabalho desenvolvido pela AMO 

A deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) manifestou, nesta terça-feira, 29, apoio ao pleito de entidades que prestam assistência ao pacientes com câncer para que seja regulamentado o registro compulsório e o diagnóstico da doença no prazo máximo de 30 dias, na rede pública de saúde. “São medidas que vão dar maior agilidade no acesso ao tratamento, o que pode modificar o quadro perverso registrado em nosso Estado”, salientou Maria, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa, que contou com a participação da Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) e da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama).

Maria Mendonça ponderou que, assim como em outras unidades da Federação, o tratamento dispensado aos pacientes com câncer em Sergipe é “cruel”. Segundo a deputada, a falta de um hospital de referência, as constantes quebras dos aparelhos disponíveis e os problemas na regulação das pessoas que aguardam pelo tratamento “têm feito o nosso Estado acumular números assustadores de óbitos”. Ela ainda elogiou o trabalho abnegado que tem sido desenvolvido por instituições como a AMO, “ajudando centenas de sergipanos a enfrentarem o sofrimento gerado pela doença”.

Sem amparo do Poder Público, lamentou Maria, a única saída para muitos pacientes é recorrer à Justiça, o que na sua avaliação, é uma situação lastimável. “Quando o caso é judicializado, o dinheiro aparece. Mas, não deveria ser assim, pois, se os recursos existem, que sejam disponibilizados para ajudar aos que dependem do SUS”, defendeu Mendonça, ressaltando que a sociedade precisa cobrar da classe política responsabilidade com a saúde.

Divulgação dos Direitos 

Em sua fala, Maria Mendonça também apresentou detalhes do Projeto de Lei 59/2018, de sua autoria, propondo a realização de ações de divulgação e orientação dos direitos dos pacientes acometidos de neoplasias. Segundo ela, “a desinformação tem sido um obstáculo para o acesso ao tratamento adequado, a despeito dos inúmeros direitos assegurados pela legislação para os pacientes com câncer”.
A deputada explanou que sua propositura prevê a realização de uma Semana Estadual de Divulgação, Informação e Esclarecimentos dos Direitos das Pessoas com Neoplasia Maligna. “Ampliar o acesso às informações pertinentes às garantias evita, por exemplo, problemas financeiros que muitas famílias enfrentam devido ao dispêndio com o tratamento”, apontou Maria.

Fonte e foto: Assessoria Parlamentar da deputada

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais