Seed dá início a projeto de ampliação do Ensino Fundamental

A Secretaria de Estado da Educação – Seed – iniciou este ano um projeto-piloto de atendimento a crianças com seis anos de idade, no ensino fundamental. O objetivo do projeto é ampliar o tempo de escolarização obrigatória. Segundo a diretora do Serviço do Ensino Fundamental da Seed, Maria da Conceição Hora Carvalho, o objetivo é universalizar, até 2006, o ingresso de crianças de seis anos na escola e expandir para nove anos a duração dessa etapa de ensino da educação básica.

O número de matrículas apenas em 2004 foi de 17.644 mil crianças na 1ª série, sendo 2.590 mil estudantes nas turmas de seis anos, distribuídas em dez diretorias regionais de Educação, que compreendem 83 escolas, das 298 que oferecem o ensino fundamental. A entrada na 1ª série é organizada em dois blocos. O primeiro bloco é de crianças de 6 anos, e o segundo, de crianças de 7 anos. As informações são da diretora, que diz, também, que a metodologia de ensino é apoiada no processo de construção do conhecimento, utilizando diferentes linguagens.

Para implementar as ações, a Seed vem realizando oficinas pedagógicas para capacitar os 400 professores que participam do projeto. O novo modelo educacional está sendo discutido pelo Ministério da Educação com as secretarias estaduais desde o início deste ano. A ampliação, prevista na Lei nº 9.394/96, objetiva que todas as crianças de seis anos sejam matriculadas na escola.

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais